Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo, aos apreciadores de livros, aos amantes do hobbie da leitura. Sobretudo as publicações que já estão fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos também sob encomendas.. Contacte-nos: philolibrorum@yahoo.com.br
Pesquise neste Blog
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
A RELIGIÃO DE PLATÃO VITOR GOLDSCHMIDT
Autor: VITOR GOLDSCHMIDT
Tìtulo: A RELIGIÃO DE PLATÃO
Editora: DIFEL
Ano: 1970
Páginas: 152
Comentário : LIVRO EM MUITO BOM ESTADO, COM CAPA BROCHURA ORIGINAL.
TRADUÇÃO DE IEDA E OSWALDO PORCHAT PEREIRA. Nota introdutória abas de J. Arthur Giannotti.
UM CLÁSSICO HÁ MUITO ESGOTADO DO FAMOSO ESTRUTURALISTA FRANCÊS, Autor que marcou profundamente o ambiente filosófico brasileiro, por assim dizer, modelou o Depto de Filosofia Francesa de ultramar, i. é, a USP.
COM BIBLIOAGRAFIA, FICHA DE OBRAS DO AUTOR, MULTIPLAS E ERUDITAS NOTAS DE RODAPÉ.
NOTA DO AUTOR PARA A EDIÇÃO BRASILEIRA. PREFÁCIO INTRODUTÓRIO, PREFÁCIO.
TEMPO HISTÓRICO E TEMPO LÓGICO NA INTERPRETAÇÃO DOS SISTEMAS FILOSÓFICOS.
ASPIRAÇÕES HUMANAS,
A PROCURA DO BEM, DA VERDADE, DO BELO;
DEUS;
AS FORMAS;
O CONHECIMENTO DAS FORMAS;
A PROCESSÃO;
O DEMIURGO E A ALMA;
O VIVENTE MORTAL;
CULTO E SENTIDO RELIGIOSO;
RELIGIÃO E POLÍTICA;
ETC ...;
"liame que impede as coisas de se perderem no fluxo universal, é o Atlas poderoso e imortal que sustém todas as coisas para o melhor; o bem, isto é, o obrigatório, liga e contém tudo. Se as Formas são ser, o bem é a parte mais luminosa do ser, o melhor dos seres, ou ainda o que é perfeitamente ser, o que pode ser entendido ? seja como Ser na sua extensão total (o Universo inteligível e o Universo visível) seja como o Ser na sua acepção plena, o Ser por excelência (fórmula que opõe, conjuntamente, o ser das Formas ao devir das coisas sensíveis, e o Ser melhor ao ser derivado das Formas).
"Falar de movimentos e de progressão é, a não ser que fique em metáforas, supor um tempo, e um tempo estritamente metodológico ou, guardando o termo para sua etimologia, um tempo lógico. (...) O tempo necessário para escrever um livro e para lê-lo é medido, sem dúvida, pelos relógios, ritmado por eventos de todos os tipos, encurtado ou alongado por toda espécie de causas; a esse tempo, nem o autor nem o leitor escapam inteiramente, assim como aos outros dados (estudados pelos métodos genéticos) que condicionam a filosofia, mas não a constituem ..."
"O pensamento racional se estabelecerá num tempo total de não-vida, recusando o vital. Que a vida, por seu lado, desenvolva e traga suas necessidades, é, sem dúvida, uma fatalidade corporal. Mas isso não suprime a possibilidade de retirar-se do tempo vivido para encadear pensamentos numa ordem de uma nova temporalidade ... "
SAIBA MAIS...
Temos disponibilidade de outros volumes sobre o assunto e sobre o autor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.