Pesquise neste Blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Pedras do meu caminho - Poesias Leonardo Henke - do centro de Letras do Paraná, e da Academia de Letras José de Alencar. Papelaria Universal - Paraná Capa de Arthur Nísio.










Pedras do meu caminho - Poesias
Leonardo Henke -  do centro de Letras do Paraná, e da Academia de Letras José de Alencar.

Papelaria Universal - Paraná

Capa de Arthur Nísio.

 

Descendente de austríacos e italianos, nasceu em Curitiba no dia 14 de dezembro de 1905. Poeta por vocação, natural e equilibrado, Henke traz de Bocage a retórica e a sensibi­lidade. 

 

Construiu, durante a vida um castelo de versos tec­nicamente perfeitos. Não se encontra vulgaridade em sua obra, que se caracteriza pela filosofia, erudição e bondade: um de seus últimos livros é Prelúdios e Oferendas, no qual, fazendo uso do acróstico, técnica que desenvolveu com amor e com a intenção de ho­menagear os amigos, são encontráveis quase uma centena de sonetos do tipo. Curioso e pesquisador, foi um experimentalista, percorrendo, com sucesso, todos os gêneros que a poesia lhe pôde oferecer: é autor de Duas Coroas de Sonetos – composição po­ética clássica totalizando 15 sonetos, sendo que os quatorze versos que formam o primeiro soneto constituem subsequentemente o último de cada soneto seguinte. Um malabarismo! 
 

Sua bibliografia mostra: Primeiras Rimas, Poemas da Terra e do Homem, Pedras do Meu Garimpo, Cântico das Horas, Cantigas do Entardecer.  Sucedeu a Rodrigo Júnior como Príncipe dos Poetas Paranaenses, bem como na Cadei­ra 28 da Academia Paranaense de Letras. Helena Kolody, princesa da poesia parana­ense, que o sucedeu na Academia, afirmou em seu elogio ao antecessor: “Sua poesia foi disciplinada e elaborada num padrão de dignidade e de perfeição técnica.” E João Manuel Simões: “… é poeta clássico pela forma, clássico pelo espírito.”

 

bom estado, brochura, usado, coda13, escasso, saiba mais ... 

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.


Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. 

Todos os pedidos são enviados com seguro.  


CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA 
philolibrorum@yahoo.com.br



Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.