Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo, aos apreciadores de livros, aos amantes do hobbie da leitura. Sobretudo as publicações que já estão fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos também sob encomendas.. Contacte-nos: philolibrorum@yahoo.com.br
Pesquise neste Blog
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Cálculo Variacional: Cipós e Bolhas de Sabão Aguinaldo Prandini Ricieri Editora: Prandiano Ano: 1993
Cálculo Variacional: Cipós e Bolhas de Sabão Aguinaldo Prandini Ricieri
Editora: Prandiano Ano: 1993
Com certeza, o tópico da Matemática mais congruente com a definição de profissional das exatas é o Cálculo Variacional, pois estuda e cataloga as propriedades maximizantes e minimizantes de curvas que são indicadas nos diversos projetos de Engenharia. Do desenho de um frasco de iogurte à construção de uma abóbada de igreja, da propagação do fogo no mato seco à película colorida formada em um arame imerso no sabão, verifica-se o Cálculo Variacional com suas fantásticas explicações.
O assunto teve origem na história grega com o problema da rainha Dido e ganhou popularidade com o problema da Brachistochrone, enunciado por Jean Bernoulli em 1696 (...um corpo, apenas sob a ação da gravidade, desliza ao longo de uma curva. Qual deverá ser a sua forma para que o tempo de deslocamento entre dois pontos fixos, A e B, seja mínimo?). A solução desse problema, obtida por Newton, Leibniz e outros, mostrou que tal curva era um arco de ciclóide, e não, como muitos pensavam, um segmento de reta. O fato de a curva de menor distância entre dois pontos não ser também a de menor tempo de percurso foi o embrião do Cálculo Variacional. Nem mesmo o enrolar geodésico do cipó (Pyrostegia Venusta) nas árvores escapou de ser estudado pelo Cálculo Variacional . Na busca de um lugar ao sol e de ingredientes nutritivos, esse vegetal cresce no caule das árvores minimizando a distância e maximizando sua fixação (hélice cilíndrica), como excelente parasita que é.
Com Euler (Curvarum Maximi Minimive Proprietate) em 1741 e Lagrange (Mécanique Analytique) em 1788 o Cálculo Variacional ganhou a devida maturidade científica. Relacionando forma e energia, essa disciplina, agora independente do Cálculo Diferencial e Integral, induziu os físicos a uma lei maior: a natureza (phýsis), com suas ações, só faz otimizar o todo minimizando ou maximizando suas partes. Cálculo Variacional, Cipós e Bolhas de Sabão é um livro superlegal, que foi escrito pensando exclusivamente em maximizar o número de leitores que possam entender essa bela e útil teoria.
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.