GOMES, Helder (Org.)
Especulação e lucros fictícios: formas parasitárias da acumulação contemporânea. 1.ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015
autores que propõem um aprofundamento teóricoem buscadeinvestigara característica fundamental do atual estágio do capitalismo, isto é, de acordo com a nomenclatura teórica dos escritores, a dominação do capital especulativo parasitário sobre todas as demais formas de capital. Além dos dois autores, a obra conta com a participação e as reflexões críticas de François Chesnais, Maurício Sabadini, e Helder Gomes, organizador do livro.
“O capital especulativo parasitário: uma precisão teórica sobre o capital financeiro, característico da globalização”, Carcanholo e Nakatani realizam uma exposição sobre a arquitetura teórica do pensamento marxiano.
O capital especulativo e a desmaterialização do dinheiro” –segundo capítulo –Reinaldo Carcanholo afirma que a remuneração fictícia do capital especulativo parasitário acentua a contradição entre produção e apropriação dentro da sociedade capitalista.
“Capitalismo especulativo e alternativas para América Latina”, apesar de Carcanholo e Nakatani reconhecerem a importância da contradição entre propriedade e gestão do capital, os autores afirmam que a contradição principal do capitalismo especulativo é entre produção e apropriação do excedente capitalista
Maurício Sabadini e Reinaldo Carcanholo dissertam melhor sobre o conceito de lucros fictícios em “Capital fictício e lucros fictícios”, o quarto capítulo. Os lucros fictícios são aqueles oriundos da valorização especulativa de ativos físicos e/ou financeiros. Assim como o próprio comportamento do capital fictício, tais lucros somente formam...
“O capital fictício e suas formas: lucros de fundador, diferencial e fictícios” –Sabadini dá destaque especial aoexame do conceito de lucros diferenciais de Hilferding e sua relação com lucros fictícios e a teoria do valor-trabalho de Marx.
“O fim de um ciclo: alcance e curso da crise financeira”, o sexto capítulo, François Chesnais apresenta um panorama mais concreto de análise acerca da crise financeira do capitalismo contemporâneo, apresentando sua trajetória históricae abordando os elementos e mecanismos financeiros responsáveis pela criação das contradições da esfera especulativa e o desencadeamento dacrise de 2008.
PauloNakatani e Helder Gomes expõem como o capital especulativo parasitário se recuperou da crise de 2008 por meio da intervenção estatal, restaurando os níveis dos estoques de riqueza fictícia anteriores a 2007.
Livro em bom estado, brochura, usado, escasso, saiba mais...
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Todos os pedidos são enviados com seguro.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.