Pinheiro Seco: os italianos de Vila Flores
Orildo Longhi
Adelar Rigo
EST
1981
Livro em bom estado, 304 pg, com muitas fotos ilustrativas das coisas e pessoas antigas, famílias identificadas e indicadas, brochura, usado, escasso, saiba mais...
Coleção Imigração italiana no Brasil organizada por Rovilio Costa e Luis A. De Boni.
CAPELAS COLONIZAÇÃO ITALIANA FAMÍLIAS ITALIANAS HISTÓRIA DE VERANÓPOLIS - RS HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL IMIGRAÇÃO ITALIANA PARÓQUIAS VERANÓPOLIS , BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA Genealogia Italiana no Brasil, Imigração Italiana no Brasil, EST, Rovílio Costa, Linhagistas, Linhagens , Genalogia, Arvore Genealógica, Famílias antigas, Italianos no Rio Grande do Sul, Italianos Gaúchos, Vila Flores, Pinheiro Seco, Comunidades, Veranopolis, Vila Prata, Protássio Alves, Antonio Prado, Fagundes VArela, Paróquia de Santo ANtonio Paróquias, Família Brunetto, Família Omizollo,Família Guzzo,Família Perin, Família Morgan, Família Pértile, Família Sangalli, Família Família Maschio, Família Bavaresco, Família Pasquallon, entre outras... Antropologia histórica, 471 famílias antigas, fonte histórica e base para genealogias brasileiras.
Este livro refere-se ao trabalhador rural da região de colonização italiana, no RS. Tomou-se como estudo referencial de caso, a Paróquia Santo Antônio de Vila Flores e suas comunidades. Através de uma série de reflexões histórico-pastorais, chegou-se a conclusões práticas e viáveis. Na obra são estudados itens como a Emigração italiana no século XIX, as colônias italianas e em especial a ex-colônia de Alfredo Chaves, hoje Veranópolis. Antecedentes sócio culturais, religiosos e econômicos de Pinheiro Seco. As capelas de Vila Flores e suas histórias, bem como informações valiosas através de material fotográfico fazem parte do contexto da obra.
Ela é uma contribuição original para o estudo da implantação das colônias italianas do RS. Os italianos do RS, em qualquer das colônias, destacaram-se pela originalidade de sua dedicação à terra e pela solidariedade grupal, em caminho de uma organização, social própria, tendo como fulcro o pensamento e a vida religiosa. Assim Pinheiro Seco, hoje Vila Flores, no município de Veranópolis, surge com identidade histórica a partir da devoção e do capitel dedicado a Santo Antônio. É o sentimento e as preocupações religiosas que se situam no centro dos interesses dos imigrantes italianos e descendentes, especialmente dos que se destinaram à vida agrícola.
Além do estudo histórico geral da imigração italiana em Pinheiro Seco, encontra-se uma primeira tentativa de fortalecer, pelo conhecimento da própria história, a identidade comunitária, através dos caminhos seguidos pela comunidade mais ampla, no caso a paróquia, pelas comunidades menores, no caso as capelas; finalmente, pela célula social básica, as famílias.
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Todos os pedidos são enviados com seguro.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.