Autor : Hannah Arendt
Título : Rahel varnhagen a Vida de uma judia na época do romantismo
Editora : Relume Dumará
Ano : 1994
Páginas : 228
Comentário : Livro em bom estado de conservação,encadernado
com capa brochura original.
Rahel Varnhagen ficou reconhecida por sua presença marcante no cenário cultural efervescente da Berlim da época do romantismo.
Sua forte personalidade, seu brilhantismo, seu conflito com a condição judaica, sua visão da feminilidade atraíram a atenção de uma jovem Hannah Arendt, que em 1933 fez com essa história de vida seu primeiro livro...
Em Rahel Varnhagen - A vida de uma judia alemã na época do Romantismo de Hannah Arendt1 é possível encontrar muitas chaves para o enigma, mas não todas. É a abordagem biográfica de Arendt sobre Rahel que oferece elementos que, agrupados, favorecem o levantamento de algumas hipóteses que concorrem para esclarecer essas questões. No entanto, a associação desse exercício de leitura a analogias do tipo reflexo, baseadas em semelhanças ou coincidências observáveis nas histórias de vida dessas duas mulheres e agregadas a outros materiais biográficos correlatos a Arendt, revelou mais: contribuições de Arendt para trabalhos baseados nesse tipo de orientação, aspectos dos fundamentos de seu pensamento e, ainda, facetas surpreendentes das relações estabelecidas entre biógrafa e biografada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.