Como os Trustes Exploram o Brasil
A. Rodrigues Monteiro
editora: Casa do Estudante do Brasil
ano: 1952
descrição: A obra aborda basicamente a situação da Indústria de Produção de Eletricidade, e o papel da Light como distribuidora. Brochura e Capa originais , em bom estado, coda2-x2, 19x14cm; 188 páginas.escasso , não perca, saiba mais...
Brasil. Economia brasileira. Ensaios e estudos. Indústria da energia elétrica. O caso da "Light" no Brasil. O capital estrangeiro.
1) - De que serve um capital explorador que se multiplica entre nós a troco de lucros e dividendos remetidos para seu país de origem?
2) - De que nos serve o capital estrangeiro emprestado a companhias estrangeiras, restringindo o nosso crédito externo, mediante o nosso aval?
3) - De que nos servem capitais estrangeiros cujo movimento de entrada é inferior ao movimento de saída dos mesmos capitais no país?”
O Eng. Rodrigues Monteiro foi um bravo; batalhou incansavelmente na defesa dos interesses brasileiros no que se refere à energia elétrica. Liderou campanha, iniciada em 1947, em favor do desenvolvimento da produção de eletricidade no Brasil.
Brazilian Traction Light and Pawer Co., Ltd., empresa anglo-canadense que explorava 80% do setor de energia elétrica e 90% dos telefones utilizados no Brasil.
Tal afirmativa do jornalista, vinha ao encontro do que dissera o Eng. Rodrigues em 1954: “A Light é uma empresa colonialista, procurando ganhar o máximo dependendo o mínimo, nociva ao desenvolvimento do nosso país...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.