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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Octavio Domingues Hereditariedade e eugenia. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. 1936


Octavio Domingues

Hereditariedade e eugenia.

Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

1936


Livro em bom estado de conservação, capa dura, com 189 pg., escasso, não perca, saiba mais ....

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Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.


"a eugenia age sobre a espécie, em suas origens, e assim o que promove é a seleção dos bem-dotados. E, feita esta seleção, que a moral, as religiões, a educação intelectual e a ginástica tomem conta de seus esforços, dignos e úteis para o homem ."


"a ciência que propõe estabelecer princípios e regras para a formação de proles sadias de corpo, sadias de espírito. Porém os meios de que ela se serve são os da heredologia, isto é, são leis biológicas, que a genética lhe fornece, capazes de serem aplicadas ao homem."

"Opino mesmo que, entre nós, uma campanha divulgadora, com fim de formar a consciência eugênica, na maioria da população das cidades, seria mais útil do que mais leis criando novas exigências, e limitando mais ainda a liberdade individual, tão mal compreendida nos países como o nosso, onde domina um liberalismo falsamente democrático. Para que leis? Para ouvirmos o clássico 'Não pode'?"


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Eugenia:

Constituída como movimento político-científico que visava a melhoraria da condição racial, a Eugenia estava fadada ao desenvolvimento da espécie. No Brasil, por volta do início da década de 1910, esta ciência ganhou alguns adeptos dizendo ser a salvação para o caso de multi-raças que aqui se instaurara. A herança da política escravocrata, somada à intensa imigração européia e posteriormente japonesa, fez com que os olhares da elite letrada recaíssem no desânimo.

A Eugenia seria a ciência capaz de curar os males produzidos pela miscigenação, pelo negro, pelo índio, pelos italianos e japoneses. Muito mais que regenerar racialmente a população brasileira, a Eugenia carregava, em seus preceitos, ares de um civismo europeu que aportaria neste país para endireitar corpos e embelezar o povo.

As investidas dessa Ciência, no Brasil, começam a surgir, de forma mais sistemática, por volta da segunda metade da década de 1910. Em 1918, Renato Kehl, juntamente com Arnaldo Vieira de Carvalho, funda a Sociedade Eugênica de São Paulo, um marco do movimento eugênico brasileiro
e importante conquista de Kehl em direção a seu projeto de vulgarização dessa Ciência.

No Brasil, podemos mapear duas orientações científicas do movimento eugênico (1917-37) que se estabeleceram em função da aderência às teorias de herança lamarckistas e mendelianas, acrescidas de orientações de cunho ideológico racial. A eugenia de fundamentação lamarckista é encontrada nos trabalhos de Renato Kehl, professor da Faculdade de Medicina de São Paulo e fundador da Sociedade Eugênica de São Paulo.

Por outro lado, a orientação mendeliana é verificada nos trabalhos de Octávio Domingues, professor da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz. Com relação à ideologia racial, também verificam-se divergências: Kehl condenava a mistura de raças por ser um dos fatores que degeneravam a espécie humana; Domingues aceitava a miscigenação (principalmente entre brancos e negros) por ser um fator de clareamento da raça negra.

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