Pesquise neste Blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hegel Introdução à História da Filosofia. Coimbra: Armenio Amado - Col. Studium 1961




Hegel

Introdução à História da Filosofia.

Coimbra: Armenio Amado - Col. Studium

1961

livro em bom estado, brochura original, edição escassa, não perca saiba mais....

tradução Antonio Pinto de Carvalho.


contém um estudo introdutório do Professor da Universidade de Coimbra, Joaquim de Carvalho sobre Hegel e o conceito de história da filosofia.


Criador da disciplina universitária «História da Filosofia», Hegel propõe nesta introdução o núcleo do seu sistema, por vezes em fórmulas admiravelmente concisas.

Situa a filosofia, saber crepuscular, na sua vinculação com o todo da cultura, com a história universal, a política, a religião, e a arte.


No âmbito dos grandes objetivos propostos pela Filosofia, a obra «Introdução à História da Filosofia» de Hegel, vemos os grandes vetores temáticos do pensamento hegeliano - o idealismo hegeliano, a verdade como totalidade e seus pressupostos, experiência e dialéctica, a história como cosnciência do progresso da liberdade, a realização do espírito objectivo, entre outros.



´´o indivíduo, na singularidade da sua índole, do seu gênio, das suas paixões, da energia ou da fraqueza de caráter, em suma, em tudo o que caracteriza a sua individualidade, é o sujeito das ações e dos acontecimentos.


O homem é, por exemplo, pensante, e então pensa o seu pensamento; deste modo o objeto do pensamento é o próprio pensamento, a racionalidade produz o racional, a razão é o seu próprio objeto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.