As religiões no Rio
João do Rio
1906
Guarnier
bom estado capa dura, escasso, saiba mais...
frequenta diversos templos, participa de cerimônias e rituais, entrevista religiosos e “informantes” (mediadores locais familiarizados com os códigos e as práticas que se tenta compreender).
No prefácio, o autor deixa claro que a cidade presente no livro está longe de corresponder ao ideal “civilizatório” professado pelo Estado: O Rio, como todas as cidades nestes tempos de irreverência, tem em cada rua um templo e em cada homem uma crença diversa.
"Ao ler os grandes diários, imagina a gente que está num país essencialmente católico, onde alguns matemáticos são positivistas. Entretanto, a cidade pulula de religiões. Basta parar em qualquer esquina, interrogar. A diversidade dos cultos espantar-vos-á."
Freyre considera a obra importante “para a caracterização do mesmo Brasil, como época não de um tempo só mas de vários, e esses às vezes contraditórios”. O material reunido por João do Rio “talvez deva ser considerado o maior triunfo na arte da reportagem até hoje alcançado em língua portuguesa, com sucesso não apenas jornalístico mas literário e até sociológico”
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições.
Outro materiais da área que dispomos ou podemos conseguir, caso haja interesse, pergunte-nos em : philolibrorum@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.