Pedras do meu caminho - Poesias
Leonardo Henke - do centro de Letras do Paraná, e da Academia de Letras José de Alencar.
Papelaria Universal - Paraná
Capa de Arthur Nísio.
Descendente de austríacos e italianos, nasceu em Curitiba no dia 14 de dezembro de 1905. Poeta por vocação, natural e equilibrado, Henke traz de Bocage a retórica e a sensibilidade.
Construiu, durante a vida um castelo de versos tecnicamente perfeitos. Não se encontra vulgaridade em sua obra, que se caracteriza pela filosofia, erudição e bondade: um de seus últimos livros é Prelúdios e Oferendas, no qual, fazendo uso do acróstico, técnica que desenvolveu com amor e com a intenção de homenagear os amigos, são encontráveis quase uma centena de sonetos do tipo. Curioso e pesquisador, foi um experimentalista, percorrendo, com sucesso, todos os gêneros que a poesia lhe pôde oferecer: é autor de Duas Coroas de Sonetos – composição poética clássica totalizando 15 sonetos, sendo que os quatorze versos que formam o primeiro soneto constituem subsequentemente o último de cada soneto seguinte. Um malabarismo!
Sua bibliografia mostra: Primeiras Rimas, Poemas da Terra e do Homem, Pedras do Meu Garimpo, Cântico das Horas, Cantigas do Entardecer. Sucedeu a Rodrigo Júnior como Príncipe dos Poetas Paranaenses, bem como na Cadeira 28 da Academia Paranaense de Letras. Helena Kolody, princesa da poesia paranaense, que o sucedeu na Academia, afirmou em seu elogio ao antecessor: “Sua poesia foi disciplinada e elaborada num padrão de dignidade e de perfeição técnica.” E João Manuel Simões: “… é poeta clássico pela forma, clássico pelo espírito.”
bom estado, brochura, usado, coda13, escasso, saiba mais ...
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Todos os pedidos são enviados com seguro.
CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
philolibrorum@yahoo.com.br
Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.