Pesquise neste Blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Catalogo de Variedades, Curiosidaes e Acidentes de impressão em Selos comemorativos e Aéreos do Brasil. Dr Antonio Olive Leite filatelia philatelia coleção etc

Catalogo de Variedades, Curiosidaes e Acidentes de impressão em Selos comemorativos e Aéreos do Brasil.

Dr Antonio Olive Leite

Editora: Thurmann

Estante: Livros Raros

Ano: 1955


Catalogo de variedades, curiosidades e acidentes de impressao em selos comemorativos e aereos do brasil. livro em bom estado. Item de colecionador.

Ao leitor. Angelo Zioni.
Advertência necessária.
Indice Filigramas.
Livro adequado para filatelistas, com muitas imagens e curiosidades que são uteis para designar e identificar os selos brasileiros, uma pérola de trabalho. Escasso não perca, saiba mais....


Leite, Antonio Olivé. Catálogo de Variedades, Curiosidades e Acidentes de Impressão em Selos Comemorativos e Aéreos do Brasil. Editora Thurmann, Porto Alegre, RS. Edição: 1955. Número de páginas: 142.


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.



-----------------

A filatelia, arte e técnica de coleta e transmissão de estudar selos Postais mensagens e símbolos, registros históricos, culturais e comemorativos duas mais diferentes países e culturas do mundo.

Se, inicialmente, os selos representavam apenas os bustos dos monarcas reinantes, personagens importantes ou escudos e brasões, a contínua necessidade de novos tipos de selos, adicionada ao desejo de injetar alguma variedade, levou as administrações postais a desenvolverem novos temas para as suas emissões, procurando inspiração nas culturas nacionais bem como na natureza. Atualmente a variedade temática em selos postais é impressionante, dando aos colecionadores temáticos muito com que se ocupar.

Na realidade, a variedade é tão grande que os temas tradicionais, como “navios” ou “pássaros” se tornaram praticamente impossíveis de completar, e os colecionadores temáticos acabaram por se começar a especializar ainda mais, por exemplo, em “navios de vela redonda” ou “pássaros não-voadores”.

Sendo a maioria dos novos selos postais existentes em boas quantidades, e acessíveis no que respeita a preços, colecioná-los significa, sobretudo conhecer profundamente o tema escolhido, para ser capaz de, ao percorrer os catálogos em busca de selos, reconhecer os que são relevantes e articulam um discurso temático. As associações de filatelia temática publicam regularmente listas e catálogos sobre os temas mais procurados.

A filatelia temática é oficialmente reconhecida como uma categoria para as exposições e concursos.

Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados. A filatelia tem várias áreas de estudo, a saber: filatelia tradicional, história postal, préfilatelia, marcofilia, inteiros postais, filatelia temática, aerofilatelia, atrofilatelia, maximafilia, filatelia juvenil, literatura filatélica, selos fiscais, classe aberta e selos fiscais, classe aberta e um quadro.

O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas.

Enquanto entre as coleções gerais, pode-se dizer que se dividem em mundo e país. É freqüente encontrar coleções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Quando não seguem nenhum critério este tipo de coleção é usual entre iniciantes.

Apesar de diferenças entre os vários tipos de coleções, além do que foi dito, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objeto, pessoa, país, etc. É o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby apesar da diminuição das correspondências via Correios.

----

Um pouco da história dos selos

Os selos postais representam fonte inesgotável de e cultura. De simples comprovantes de franqueamento dos Correios, transformaram-se em expressivos retratos do país, importante meio de comunicação e pequenas obras de arte, incentivando uma forma saudável de colecionamento e intercâmbio entre os povos.

Nossos selos levam os encantos do Brasil aos mais remotos pontos do planeta. Reproduzem, nos traços e nas cores dos artistas que os idealizam, toda a riqueza, beleza e exuberância de nosso meio ambiente; perpetuam o rosto, os ideais e os valores dos personagens que escreveram nossa História; divulgam as metas e as conquistas de cada governo; ressaltam a criatividade que resulta de um país formado de diferentes etnias, mas único na expressividade das artes; promovem o folclore, os sons, os ritmos, as danças, os adereços, a literatura, os temperos e os sabores. Formam uma bela coleção, que mostra ao mundo, com muito estilo, a perseverança e a simpatia do brasileiro.

Mais do que produto e peça de coleção, os selos desempenham o papel de disseminadores do conhecimento. Invadem as salas de aula para interagir com professores e alunos na construção de um Brasil cada vez mais brasileiro e cidadão.

Vale ainda ressaltar que, entre as diversas modalidades de colecionismo, a filatelia é, talvez, a mais difundida em todo o mundo. O selo postal e o prazer de colecioná-lo envolvem a atenção de gente de todas as idades e culturas. Mas o futuro da tradição está hoje parcialmente ameaçado pela tecnologia de comunicação disponível neste terceiro milênio. Se o telégrafo e o telefone não chegaram a restringir a difusão do costume de escrever cartas e enviá-las pelos correios mundo afora, o mesmo não se pode dizer da obstinação das telecomunicações e, principalmente, da internet em tornar o hábito de escrever manualmente uma carta, ou cartão-postal, e despachá-la selada, um ato cada vez mais raro. A filatelia certamente sobreviverá aos novos tempos, mesmo progressivamente mais rápidos.

Neste momento, o que mais nos orgulha é saber que o Serpro passa a fazer parte desse fascinante universo dos selos. Uma mostra de que toda a tecnologia que fundamenta o negócio da empresa não tem meios nem pretende ameaçar a arte de colecionar selos. Pelo contrário, é interessante observar o contraste da singeleza e da diversidade que caracterizam o mundo desses “pequenos recortes” com a rapidez e o dinamismo que fazem parte do espírito pós-moderno e tecnológico.

Além disso, o valor dos selos para a história da humanidade é intransferível. Por meio desses estimáveis e coloridos papeizinhos, se expande uma vasta cultura e uma fina educação, que, continuada e transmitida, faz permanecer entre os colecionadores o gosto pelo estudo tranqüilo, pela investigação exata e pela classificação sistemática, entusiasmando a saber mais e mais sobre os motivos impressos e, principalmente, entre os novos colecionadores – entra em jogo, o fator primordial: a investigação.

Nos selos, há motivos de estudo e cultura para todos os gostos: arte, história, geografia, política, história natural, religião, ciência aplicada, biografia dos grandes vultos da humanidade, etc, e com todos esses incentivos, o colecionador se educa e se torna culto, lendo, estudando, investigando os motivos que coleciona e, assim fazendo, adquire pelos selos sólida cultura geral e se educa artisticamente a si mesmo, compulsando tratados e enciclopédias, e bebendo nessas fontes vastas somas de conhecimentos gerais e especializados, em todos os ramos das atividades humanas.

Portanto, o selo que é um elo pacífico de união e de compreensão entre os povos, leva em seus motivos mensagens de amor e de paz entre os homens e, também, elementos de educação e cultura, que de povo a povo transmite, na mudez de seus desenhos, na sugestão de seus fundamentos e na razão de suas finalidades.

Texto com conteúdo divulgatório extraído de diversos livros, entre os quais:
Selos Postais no Mundo - Filatelia: Sua História, Hobby, Cultura e Investimento, de Sergio Marques da Silva; Selos Postais do Brasil - Cícero Antônio de Almeida, Pedro Karp Vasquez e Ronaldo Graça Couto; Compêndio da Filatelia - compilado e editado por Adalberto Marcus D’Antonio Olivé Leite...



----------------------



Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área.


Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br

3 comentários:

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.