Pesquise neste Blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Limites da Utopia Capitulos da História das Ideias Isaiah Berlin

Limites da Utopia Capitulos da História das Ideias

Isaiah Berlin

editora: Companhia das Letras

ano: 1991

estante: Filosofia

descrição: Brochura; bom estado; 219 páginas.

Brilhante discussão das concepções utópicas que trazem em si o germe do totalitarismo e da desumanização. Com base no estudo do racionalismo e do anti-racionalismo na cultura ocidental, o filósofo alerta para o que pode haver de tirânico nos projetos de uma sociedade compulsoriamente harmônica.


A idéia de um estado paradisíaco tem levado o homem a se perguntar quais seriam os instrumentos adequados para conduzir a sociedade até o reino da utopia. A ciência ou a religião? A razão ou a virtude? A minoria esclarecida ou a massa revoltada? Há séculos procura-se encontrar a resposta e, em defesa de verdades que se querem definitivas e excludentes, chega-se às vezes às raias da violência e do caos.

Um dos mais eminentes filósofos e historiadores das idéias, Isaiah Berlin, autor de ,Pensadores russos, põe em xeque as ideologias que afirmam ser possível conquistar o Bem absoluto, essa raiz das utopias. Ao estudar as formas de racionalismo e anti-racionalismo que vêm balizando a cultura ocidental, os ensaios de Limites da utopia alertam para o que pode haver de tirânico e totalitário sob os projetos de uma sociedade compulsoriamente harmônica, lembrando a pertinência da observação de Kant: "do madeiro tão torto de que é feito o homem nada de totalmente reto pode ser talhado".

Sobre o autor

Isaiah Berlin nasceu em 1909, em Riga, na Letônia, à época pertencente ao Império Russo. Em 1921, transferiu-se com a família para a Inglaterra. Filósofo, foi professor de teoria social e política em Oxford. É autor de Karl Marx, Vico and Herder, Four essays on liberty, Concepts and categories, Against the current e Personal impressions, entre outros. Morreu em 1998.



Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.