Pesquise neste Blog

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Tesouro da juventude Cristã: Manual de piedade. D. Frei Luiz Maria de Sant'Ana - Bispo de Botucatu. Editora Vozes Petropolis.

Tesouro da juventude Cristã: Manual de piedade.
D. Frei Luiz Maria de Sant'Ana - Bispo de Botucatu.
Editora Vozes Petropolis.
1939


Compendio da doutrina cristã.
A confissão.
A comunhão.
Festas, procissões, rogações.
De alguns usos da igreja ao santissimo sacramneto.
Santo Afonso para a visita.
Devoção do Espírito Santo.
Ladainhas.
Canticos.
Penitencias.
Mês mariano.
Modo de responder a Missa.
Regras sobre o modo de portar-se.
Etc.


Era superior do Convento Capuchinho Imaculada Conceição de São Paulo quando foi sagrado bispo de Uberaba, em 4-10-1929, e tomou posse a 3 de novembro de 1929. Seu lema era “Omnia et in Omnibus Christus” = Cristo tudo para todos. 

Quando chegou em Uberaba a casa das oficinas do Jornal Diocesano “Correio Católico”, na Praça D. Eduardo, estava em ruínas. Igualmente a Igreja Catedral estava descuidada. A 5 de janeiro de 1930, D. Luiz inaugurou a nova impressora comprada pelo antecessor. Conseguiu a grande reforma da Catedral, que era um galpão, e aproveitou só a fachada das torres já concluídas com cimento em 1900 – a primeira utilização da arte de cimento em Uberaba. Tão grande reforma durou 5 anos terminada em 1935, quando foram construídas as duas naves laterais da Catedral. 

Dom Luiz reinicia as atividades do Seminário São José, que estava fechado, após a saída de Dom Lustosa. O Seminário São José foi fundado por Dom Eduardo a 1º de Outubro de 1896. 

Para sustentar os 28 seminaristas em Uberaba e os 14 estudando Filosofia e Teologia em Belo Horizonte, pelos anos de 1935, D. Luiz reaviva a Associação de São José, com reuniões no terceiro domingo de cada mês. Era bom administrador. A Diocese tinha apólices do Governo. Vendeu as 200 apólices e por escritura de 28-03-1930, comprou de Dona Áurea de Castro Guarita, o palacete construído em 1920 da Rua São Sebastião. 

Fundou a Liga Católica, em Uberlândia e em Uberaba. Dom Luiz participou como capelão militar na revolução de 1924 e 1932, tendo muitos amigos em famílias nobres de todo o Brasil, amigos que muito o ajudariam em sua missão dificílima em Botucatu, SP, para onde foi transferido com a função de administrar o patrimônio diocesano dilapidado pelo bispo D. Carlos Duarte Silva, o famoso bispo de Maura, fundador da Igreja Católica Brasileira. 

O patrimônio de Botucatu foi totalmente restaurado em poucos anos. Era estimadíssimo em Botucatu também por ser bispo muito zeloso em progressiva evangelização popular e em iniciativas de crescente atendimento social a famílias carentes. D. Luiz era líder nato e eleito por todos os partidos Presidente de Honra da Legião de Outubro, que entusiasmava homens de 18 a 35 anos como reservista adidos à Polícia Militar Mineira, tendo sido o orador oficial na comemoração cívica pela vitoriosa revolução de 1930, em Belo Horizonte a 27-11-1931. Em 25 de março de 1935, consegue Irmãs Religiosas para a 

direção da Santa Casa em crise. Cria a 10-07-1934 a Congregação Mariana em Uberaba.Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.   


CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA 
philolibrorum@yahoo.com.br







Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.