Pesquise neste Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Cavaleiro da Ordem do Merito Trabalho Jacintho Paiva Neto. Alhambra Sublevação Sargentos 1915


O Cavaleiro da Ordem do Merito Trabalho

Jacintho Paiva Neto.

editora: Alhambra

ano: 1986

descrição: Livro capa brochura em bom estado de conservação.Traz folhas e cortes amarelados pela ação do tempo.191 páginas.coda13-x2, Formato 14x21


De 1915-1916 ocorreram três tentativas de se implantar pela força das armas ,a República Parlamentar Brasileira, utilizando como elemento armado manipulados politicamente sargentos do Exército, da Polícia e Bombeiros do Rio de Janeiro e sob a idéia força :

"Se a República dos Estados Unidos do Brasil havia sido lançada por oficiais do Exército, a República Parlamentar deveria ser lançado pelos sargentos."


De 1914 a 1918, tivemos o Governo de Venceslau Brás, que coincidiu com o fim e o começo da 1ª Guerra Mundial. Em 8 de setembro de 1915, deu-se o assassinato de Pinheiro Machado, no saguão da Hospedaria dos Imigrantes (depois Hotel dos Estrangeiros), no Flamengo, por Francisco Manso de Paiva, por motivos não suficientemente esclarecidos. Meses antes, o Senador gaúcho, prevendo sua morte, em entrevista concedida ao jornalista João do Rio, vaticinava: "Morro na luta. Matam-me pelas costas, são uns pernas-finas. Pena que não seja no Senado, como César..." Era o fim da dualidade de poderes. Entre o final de 1914 e o início de 1915 verificou-se a Revolta dos Sargentos, que gerou uma divisão entre a base e a cúpula do Exército, embrião do Movimento Tenentista, de grande importância na derrubada das oligarquias, em 1930.




Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.