Pesquise neste Blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Henri De Lubac A escritura na Tradição

Henri De Lubac

A escritura na Tradição.

São Paulo: Paulinas.

1970


Trad. Monjas beneditinas de Santa Maria/SP. 222pg, bom estado, escasso, não perca.

Um clássico da teologia do século xx, escritura, exegese, hermeneutica, interpretações tradicionais e novas.

Um dos maiores teólogos do século – que não faz tempo terminou – foi Henri De Lubac, cujo livro A Escritura na Tradição nos faz aprofundar nos dois sentidos da Palavra
de Deus.

O Cristianismo não é propriamente uma ‘religião do livro’; é a religião da Palavra, mas não unicamente nem principalmente da Palavra escrita.

É a religião do Verbo, não de um Verbo escrito e mudo, mas de um Verbo encarnado e vivo. Deus em seu seio possui apenas um Verbo e profere ad extra, isto é, fora d’Ele, uma só Palavra, que jamais difere desse Verbo encarnado.

‘Muitas vezes e de muitos modos’ – lembrando aquele grande discurso que é a Carta aos Hebreus – Deus havia distribuído aos homens, folha por folha, um livro escrito, no qual se escondia uma Palavra única sob numerosas palavras.”


«A Escritura na Tradição» de Henri de Lubac mostra a reverência com que as gerações cristãs sempre trataram o Livro Sagrado, procurando encontrar nele a revelação do grande plano sal­vífico de Deus e um alimento para a vida espiritual e a ora­ção.

Um comentário:

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.