Pesquise neste Blog

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jaboticabal no primeiro centenário de sua fundação: histórico e estatística Câmara Municipal de Jaboticabal São Paulo: Typ. Rio Branco 1928 oeste paulista cafeicultura café cafezais familias paulistas tradição paranapanema negocios catolicicismo etc...


Jaboticabal no primeiro centenário de sua fundação: histórico e estatística. 

São Paulo: Typ. Rio Branco

1928


Jaboticabal No Primeiro Centenário De Sua Fundação de , Câmara Municipal Ano: 1928 Nº de Páginas: 200 pp. Editora: Typographia Rio Branco Publicada em comemoração do centenário da cidade, por determinação da Câmara Municipal. 


Razão deste opusculo, O Escudo; O Centenario de Jaboticabal ; Documentos ; Dados geographicos e noticia historica ; Jaboticabal e a Cartographia antiga paulista; A Instrucção em Jabotical ; Alguns dados de estatística comparativa ; Uma impressão de Jaboticabal ; Organização municipal e judiciaria ; Jaboticabal atravez da estatistica ; Finanças municipais ; Instrucção publica e particular ; Desenvolvimento urbano ; Invernada para engorda e criação ; Commercio e industria ; Religião Catholica ; Policia, etc...


Dentre outros tópicos tratados, vale destacar: O Escudo, explicado pelo autor Affonso de E. Taunay; O Histórico, de autoria de Arthur Pequeroby de Aguiar Whitaker; Documentos, destacando-se a Carta de Sesmaria a João Pinto Ferreira e a doação feita por ele ao patrimônio de Nossa Senhora do Carmo; Dados Geográficos; estatística, instrução pública e particular, religião, pecuária, comércio e industria; organização municipal e judiciária.  

ORGANIZADOR: ARTHUR PEQUEROBY DE AGUIAR WHITAKER nasceu em Araras-SP, em 4 de outubro de 1881. Bacharelou-se em direito, em 1907, tendo sido promotor de Campos Novos do Paranapanema, permanecendo até 1909, quando se mudou para Jaboticabal, onde foi advogado e político de grande influência. Foi deputado Estadual de 1916-1918, tendo sido reeleito em 1922, alcançando, em 1927, a presidência da Câmara dos Deputados de S.Paulo. Foi Secretário da Justiça e Negócios do Interior, pertencendo ao Conselho Administrativo do Estado de 1939 a 1945. Faleceu aos 66 anos, em 20 de abril de 1947. 

A obra traz informações sobre comércio, indústria, serviços públicos e privados, religiões, familias, moradores pioneiros, curiosidades, genealogia, dentre outros assuntos.

Informações sobre o café são encontradas em diversos trechos. 

Em carta de 1928 de Taunay, em que ele explica a confecção do brasão de Jaboticabal, adornado com suportes de ramos de café frutados, representando a importância do produto para a prosperidade do município. 

No texto “Alguns dados de Estatística comparada”, de Décio Ferraz Novaes, em que o município aparece como quarto produtor e segundo em maior número de fazendeiros cafeicultores do Estado.

No texto “Jaboticabal através da estatística”, que mostra a relação de estabelecimentos rurais no ano de 1927, com produção de cafeeiros, do número de cafeeiros e arrobas do município e seus distritos e, ainda, os salários de várias profissões na zona rural.

 Fonte primária, sobre a história, costume e população desta importante cidade do estado de São Paulo, com diversas informações sobre o café no município. 

Livro Conexões Tema Histórico  Expansão cafeeira no Oeste Novo,  Jaboticabal café Almanaques
 
Em bom estado de conservação apesar da idade quase centenária, capa brochura original, com ilustração heráldica, escasso, não perca, saiba mais ... 



Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.
 
Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.