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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Introdução a Heidegger Gianni Vattimo Edições 70



Introdução a Heidegger
Gianni Vattimo 
Edições 70



livro em bom estado, escassa edição, com 198 pgs., não perca saiba mais...

Esta obra constitui um amplo capítulo da história da filosofia, dedicado a Heidegger e ao seu pensamento. 
Uma obra onde o autor nos oferece os argumentos críticos essenciais para compreender a obra do filósofo à luz da mais recente perspectiva historiográfica. 

Neste livro, simples e acessível, o autor revisita toda a obra de Heidegger analisando-a de forma sucinta e introdutória para que o trabalho do maior filósofo do século XX, de uma forma simples, fique ao alcance de todos.



Vattimo demonstra como, pouco a pouco, foi se delineando no pensamento do Heidegger pós Ser e tempo, o solo que propiciou a descoberta posterior de um vínculo entre metafísica, ser e esquecimento. 

Em O que é a metafísica?, de 1929, a metafísica ainda é concebida positivamente, como enraizada na própria estrutura ontológica pro-jetiva do ser-aí, que só pode visar o ente na medida em que sempre o ultra-passa por meio de sua compreensão constitutiva do ser.


No entanto, a partir de Introdução à metafísica, de 1935, a metafísica será identificada negativamente, como o pensamento que, ao colocar a questão do ser, reduz o ser a um ente primeiro ou supremo, esquecendo a exigência de voltar a interrogar o sentido do ser. 


A compreensão dessa mutação na avaliação heideggeriana da metafísica depende da radicalização de algumas descobertas já presentes em Ser e tempo, mas que ganham contornos mais explícitos no ensaio Sobre a essência da verdade, de 1930.



 

“O ocultamento é mais originário porque... só devido a ele os entes singulares podem manifestar-se em primeiro plano e aparecer na verdade”


Ora, é justamente esse ocultamento mais originário e possibilitador de toda verdade ôntica aquilo de que o ser-aí inautêntico se esquece, por já estar sempre lançado numa abertura histórica determinada, na qual os entes se lhe mostram ou se lhe ocultam. 

Assim, a inautenticidade do ser-aí, já sempre lançado na decadência da publicidade cotidiana, também encontra seu fundamento na essência da verdade, que traz consigo, de maneira constitutiva, o ocultamento como possibilitador da abertura, aspecto de que ele se esquece.


“A metafísica é, pois, história do ser e ao mesmo tempo, posto que o sentido da definição é idêntico, a nossa história: não como obra nossa, mas como situação que nos constitui”





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