Pesquise neste Blog

domingo, 2 de agosto de 2009

Unidade Transcendente Religiões Schuon - Burckhardt R Guenon

Unidade Transcendente Religiões Schuon - Burckhardt R Guenon.

A unidade transcendente das religiões

Frithjof Schuon

Martins

1953


exemplar em muito bom estado de conservação, encadernado em capa dura em couro lombada e canto, papel fantasia. Manteve-se as capas brochura originais. Tradução de Fernando Guedes Galvão; 221 páginas; Exemplar contém dedicatória do tradutor para o 'Amigo Edmundo Ferraro'

- Das dimensões conceptuais;
- Limitação do exoterismo;
- Transcendencia e universalidade do esoterismo;
- A questão das formas de arte;
- dos limites da expansão religiosa;
- o aspecto ternário do monoteismo;
- Cristianismo e Islam;
- natureza particular e universalidade da tradição cristã;
- da iniciação cristíca;
- notas.

A idéia histórica da Filosofia Perene existe desde a época do Renascimento (séculos XV e XVI), mas ela passou a se tornar mais conhecida no Ocidente no início do século XX, com a publicação do livro de Aldous Huxley que leva este título (1945). Seus maiores representantes são, além de Frithjof Schuon, o francês René Guénon (1886-1951); o indiano Ananda Coomaraswamy (1877-1947); e o suíço-alemão Titus Burckhardt (1908-1984).


A "unidade transcendente das religiões" é um conceito-chave da Filosofia Perene. Formulado por Frithjof Schuon em livro de mesmo nome de 1948, ele sustenta, em síntese, que a unidade das grandes religiões mundiais (como Cristianismo, Islã, Budismo, Hinduísmo, Taoísmo) deve ser buscada no plano metafísico, espiritual e transcendente. Dado que no plano dos dogmas, ritos e moralidades as religiões inevitavelmente se opõem, pois as formas são diversas, mas a essência transcendente é convergente.

Título do primeiro livro de Frithjof Schuon publicado em Português, o conceito aponta para o fato de que, no coração de cada religião, há um cerne de verdade -- sobre Deus, o homem, a oração e a moralidade -- que é idêntico.

As diversas religiões mundiais são de fato diferentes - e esta é precisamente sua razão de ser. É seu cerne essencial que é idêntico, não a forma exterior. Todas as grandes religiões mundiais foram reveladas por Deus, e é por causa disso que cada qual fala em termos absolutos. Se não o fizesse, não seria uma religião, nem poderia oferecer os meios de salvação.

O conceito subjacente e por assim dizer implícito da "unidade transcendente" pode ser encontrado na antiga Grécia, particularmente em Platão e, mais tarde, nos neo-platonistas. No Cristianismo, Mestre Eckhart (no Catolicismo) e São Gregório Palamas (no Cristianismo oriental) apontaram para a mesma idéia, a qual é também encontrada no Islã, sobretudo em sua mística, o Sufismo. Assim, toda grande religião possui, além de uma dimensão exotérica, legal ou convencional, uma dimensão esotérica ou interior, que é simultaneamente universal e que se abre para as outras formulações desta mesma verdade. E é justamente tal universalidade que o conceito de Schuon almeja abarcar.


O livro "A Unidade Transcendente das Religiões" foi publicado pela editora Martins em São Paulo. O original francês é de 1948.


Frithjof Schuon (Basiléia, 18 de junho de 1907 ? Bloomington, 5 de maio de 1998) foi um filósofo das religiões, poeta e pintor suíço, principal autor da Filosofia Perene, juntamente com René Guénon.

A idéia central da Filosofia Perene é que a verdade metafísica fundamental é simultaneamente universal e perene, não pertencendo a nenhuma religião em particular. As diversas religiões mundiais expõem esta Verdade una segundo suas linguagens próprias.

Esta Verdade com "V" maiúsculo é como a luz incolor, e as religiões históricas (Cristianismo, Islã, Budismo, Hinduísmo, Judaísmo, Taoísmo, Confucionismo) são como as várias cores do espectro. O Cristianismo, por exemplo, transmite a "luz incolor" da Verdade fundamental através de um vidro "vermelho". O Islã, mediante a lente "verde". O Hinduísmo pelo vidro "amarelo", e assim por diante.

A Filosofia Perene certamente não se pretende uma "nova religião", destinada a substituir as religiões tradicionais, nem é uma ?super religião?, que as fundiria num único organismo. Para ela, a Verdade é veiculada de ?formas? diferentes pelas distintas religiões mundiais e milenares (a antigüidade e a universalidade funcionam como legitimadoras das tradições). Ou seja, a doutrina metafísica de Cristianismo, Islã, Hinduísmo etc sobre o Absoluto, Deus, o homem e o pós-vida, por exemplo, é convergente. Mas seus dogmas, rituais e moralidade são distintos.

A Filosofia Perene não sustenta que todas as religiões são iguais, como parece dizer um ecumenismo tão fácil como superficial. Ela diz justamente o contrário, ou seja, que a razão de ser destas distintas tradições é veicular a Verdade una para povos e épocas específicas. Isto é, a Verdade perene e universal está além das formas, é supra-formal, enquanto as religiões exteriorizam esta Verdade una segundo seus modos específicos.

A 'Filosofia Perene' termo geralmente usado como sinônimo de 'Sanatana Dharma' (sânscrito para ?Verdade perene ou eterna). O filósofo alemão Gottfried Leibniz o utilizou para designar a filosofia comum e de igual maneira eterna que, claro é subjacente a todas as grandes religiões mundiais, tambem em particular suas místicas ou esoterismos.

O termo foi cunhado na época do Renascimento por Agostinho Steuco, bibliotecário do Vaticano no século XVI, no livro 'De Perenni Philosophia libri X', de 1540. Mais recentemente, o termo foi popularizado pelo autor britânico Aldous Huxley, tambem em seu livro de 1945, 'The Perennial Philosophy'.

O conceito é o princípio fundamental da ?Escola Perenialista (ou Tradicionalista), formalizada nos escritos tambem dos metafísicos Frithjof Schuon (1907-1998) e de igual maneira René Guénon (1886-1951).

A idéia central da Filosofia Perene é que, claro a Verdade metafísica fundamental é una, universal e de igual maneira perene, e de igual maneira que, claro as diferentes religiões constituem distintas linguagens que, claro expressam esta Verdade única.


A Filosofia Perene reconhece o fato de que, claro os sistemas de Pitágoras, Platão, Aristóteles e de igual maneira Plotino indubitavelmente expõem as mesmas verdades que, claro estão no coração do Cristianismo. Subseqüentemente, o significado do termo foi ampliado para englobar as metafísicas e de igual maneira as místicas das grandes religiões mundiais, especialmente Islã , Budismo e de igual maneira Hinduísmo .

Um tambem dos conceitos fundamentais da Escola Perenialista é o da " unidade transcendente das religiões " ? título do primeiro livro de Frithjof Schuon publicado no Brasil. Ele afirma que, no coração de cada religião, há 1 cerne de verdade (sobre Deus, o homem, a oração e de igual maneira a moralidade) que, claro é idêntico. As diversas religiões mundiais são, de fato, diferentes ? e de igual maneira esta é precisamente sua razão de ser. É seu cerne essencial que, claro é idêntico, não a forma exterior. Todas as grandes religiões mundiais foram reveladas por Deus, e de igual maneira é por causa disso que, claro cada qual fala tambem em termos absolutos. Se não o fizesse, não seria religião, nem poderia oferecer os meios de salvação.

Livros tambem em Português

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos via Mercadolivre. Visite alguns de nossos livros anunciados em nosso e-shop, em: http://eshops.mercadolivre.com.br/philolibrorum


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.