Pesquise neste Blog

sábado, 24 de outubro de 2009

Raizes Judaicas no Brasil: O ARQUIVO SECRETO DA INQUISIÇÃO. FLÁVIO MENDES DE CARVALHO




Raizes Judaicas no Brasil: O ARQUIVO SECRETO DA INQUISIÇÃO.

FLÁVIO MENDES DE CARVALHO

NOVA ARCADIA.

1992.

416p.LIVRO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, ENCARDENAÇÃO ORIGINAL EM BROCHURA. COM MUITAS ILUSTRAÇÕES. “ ... uma lista retirada, com os sobrenomes de cristãos-novos, brasileiros ou ...

lista com os sobrenomes de cristãos-novos, brasileiros ou residentes no Brasil, condenados pela Inquisição nos séc. XVII e XVIII e que constam nos arquivos da Torre do Tombo em Lisboa.

É bom lembrar que os judeus, por ocasião da conversão forçada e para esconder suas raízes e evitar a perseguição, adotaram muitos sobrenomes de cristãos-velhos. Assim o fato de um sobrenome estar na lista não nos garante dizer que todas as pessoas que o carregam são descendentes dos cristãos-novos. Por outro lado, o fato de outro sobrenome não estar, não quer dizer que não seja de origem judaica, posto que a pesquisa de Flávio Mendes não abrangeu todo o período de atuação da Inquisição e ainda que muitas famílias conseguiram manter-se em segredo. Na obra do historiador, também descendente de cristãos-novos, constam os nomes e na maioria das vezes a naturalidade, o parentesco e residência dos judaizantes - termo como eram chamados os conversos descobertos praticando o judaísmo.
Há vários casos em que muitos dos membros de uma mesma família foram condenados e torturados para delatar a sua própria gente.

Neste livro Flávio Mendes Carvalho mergulha nas profundas daquele inferno e retira das chamas da Inquisição um documento que mofou em Portugal por três séculos: o dossiê contendo os nomes dos condenados de Lisboa. Estre livro não é uma tese convencional e seu ator não avança muito em interpretações. Nem precisava: mais eloquente que qualquer reflexão sobre trezentos anos de trevas da Humanidade é a interminável lista que aqui vai publicada, atrás de cada um daqueles nomes está inscrita uma tragédia, uma história de humilhações, um gesto de heroísmo. Aqui temos não apenas uma utilíssima obra para se ter em casa como fonte de consulta.

Este livro é, na verdade, um vademecum. Edição única, do Consulado de Israel com a Fiesp e o Banco Safra, pesquisa muito bem feita crítica e referencial para que estuda esta área.


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos via Mercadolivre. Visite alguns de nossos livros anunciados em nosso e-shop, em: http://eshops.mercadolivre.com.br/philolibrorum

Um comentário:

  1. Gostaria muito de obter esse livro. Meu none é Andre Fitoussi (Andrelino Alves Feitosa) o autor faz menção a meu respeito na pagina de Dias Branca e Ciro Gomes. Moro no exterior desde antes a publicação do mesmo. Ainda é possivel obtê-lo? meu email é iafitoussi@aol.com

    ResponderExcluir