Pesquise neste Blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

Heranças e lembranças Imigrantes judeus no Rio de Janeiro




Worcman, Susane, Feller, Aiala, & Worcman, Karen.

Heranças e lembranças: imigrantes judeus no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro: Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro,

1991.


Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais .... 335 paginas.


É certo afirmar que a presença dos judeus no Brasil remonta ao período colonial, pois eram judeus muitos dos colonizadores portugueses e holandeses. Esta presença, porém, pouco tem a ver com o perfil da atual comunidade do Rio de Janeiro, formada por levas imigratórias mais recentes. O fluxo imigratório judaico foi bastante irregular, dependendo de situações externas - fechamento de fronteiras e criação de sistemas de cotas na Argentina e nos EUA - assim como da política brasileira que ora favorecia, ora dificultava a entrada de judeus no país.


A Coleção Heranças e lembranças reúne documentos sobre os imigrantes judeus de diversas origens que chegaram ao Brasil nas primeiras décadas do século XX. Este levantamento, coordenado pela
professora Susane Worcman, é composto por cerca de 200 horas de entrevistas gravadas com imigrantes judeus, fotografias de familiares cedidas pelos entrevistados e reproduções de objetos e documentos.


O material foi coletado no contato direto com o imigrante, privilegiando o período ligado às suas origens. Suas narrativas, constituídas de palavras, fotografias e objetos que trouxeram consigo, representam a última possibilidade de conhecer diretamente a experiência coletiva de indivíduos que, neste século, iniciaram no Brasil uma nova existência.
Durante três anos a equipe do projeto Heranças e Lembranças pesquisou, através de depoimentos orais e documentação e de objetos de cunho judaico, a imigração de judeus para o Rio de Janeiro.

No setor de história oral, foram entrevistadas 90 pessoas e catalogadas cerca de 600 fotografias e documentos - alguns disponíveis neste site. A lista dos entrevistados resultou de um levantamento geral feito em inúmeras instituições judaicas (sinagogas, bibliotecas e clubes) da cidade. Ao selecionar os entrevistados a partir de uma relação de 200 nomes, procurou-se abranger a diversidade de origens e levas imigratórias. A partir da coleta desses depoimentos, foi organizado um arquivo de memória com 200 horas de gravação, e mais de 6 mil páginas manuscritas, indexadas e catalogadas. Todas as fotos e documentos foram identificados e classificados.

Deste material foram editados para o livro alguns depoimentos que, no seu conjunto, formam uma narrativa única e de múltiplas visões. Houve um especial cuidado, na edição, em respeitar o ritmo e a visão pessoal de cada narrador. A seleção de fotos e documentos evidencia as diferenças e as semelhanças - ambas formando o traço de união do grupo.

As palavras estrangeiras poderão ser consultadas no glossário, auxiliar importante para a compreensão dos termos oriundos dos vinte e dois países que constituíram o universo dessa pesquisa...


“A imigração judaica deste período (até a década de 30), não se deu de uma forma organizada, tendo um caráter aleatório e familiar; vinha primeiro um irmão, um pai de família, seguido ou não por outros membros da família. Era uma emigração sem retorno, pois nem as primeiras gerações nem as segundas pensavam em voltar”




Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.