Pesquise neste Blog

terça-feira, 29 de março de 2011

O Amor do Censor Ensaio sobre ordem dogmática Pierre Legendre. lacan freud psicologia filosofia sociologia poder hermeneutica juridica historia etc





O Amor do Censor: Ensaio sobre a ordem dogmática

Pierre Legendre

editora: Forense / Aoutra / Freudiano

ano: 1983

descrição: Bom estado de conservação, Ilustrado, brochura original, escasso, não perca, saiba mais... Ensaio sobre a ordem dogmática; Tradução de: Colégio Freudiano do Rio de Janeiro - Aluísio Menezes e Potiguara Mendes da Silveira Jr.; 243 pág.

O estudo aborda temas como Dogmatismo, Censura, Cristianismo, Catolicismo e a Inquisição.

Pierre Legendre, adota a pertinência psicanalítica para discorrer sobre a história do direito canônico e das instituições seculares moldadas pelo direito romano.


"Não se pode impor pela força o que deve ser conquistado. A democracia foi para o Ocidente uma conquista, até o momento em que ela se transformou e se tornou a caserna libertária.

Acredito que há conivência de fato entre a ideologia libertária e o ultraliberalismo. Após a queda do muro de Berlim, a "Harvard Business Review" publicou um artigo intitulado "A Democracia É Inevitável". De agora em diante nos imporão a democracia como se fosse negócio financeiro, inclusive quando se trata de ameaça.

Presenciei na África os Estados postiços que fabricamos. Sem tradição administrativa, eles só poderiam ser corrompidos. Vi assim, por exemplo, a venda de diplomas. O senso comum da ONU e da Unesco afirma peremptoriamente que o progresso técnico, ao se instalar, folclorizaria a religião ou ela mesmo desapareceria. Pensei que era preciso, ao contrário, trabalhar de modo a fazer coexistirem a educação tradicional, como até a escola corânica, com o ensino moderno. E esperar pelos frutos dessa mistura.

Disse certa vez a um de meus superiores: "Acredito que o islamismo voltará, mas com uma faca na mão." É o que está acontecendo. As instituições democráticas não se impõem, elas devem ser conquistadas pelos Estados e pelos indivíduos."

Desta glossa a Freud; Os primitivos da censura no Ocidente; O sujeito possuído pela Instituição; Parentese a instituição e sua arte no traço; O discurso suspenso; A função dogmatica e seu único dicionário.


Livro em bom estado de conservação, capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.