Pesquise neste Blog

domingo, 27 de dezembro de 2009

Olhinhos de Gato Cecília Meireles 1ª Edição. Memorias. Biografia. Etc.




Olhinhos de Gato

Cecília Meireles

editora: Moderna

ano: 1980

livro em bom estado de conservação, capa brochura original com lindo desenho de M. Cristina. 1ª edição. saiba mais ...

a autora procura desvendar sua infância em momentos de contemplação intimista e aqui e ali algum fato concreto, como as músicas que a ama cantarolava, os carroceiros vendedores de mercadorias, as vizinhas que conversavam pelas varandas, as brincadeiras de roda tão ao gosto das crianças de antigamente.

Mas o que fica mesmo são as observações reflexivas sobre vida, morte e sensações. Os personagens não são nomeados, mas simbolizados com outros nomes;

Com linguagem sofisticada, a autora procura desvendar sua infância em momentos de contemplação intimista e aqui e ali algum fato concreto, como as músicas que a ama cantarolava, os carroceiros vendedores de mercadorias, as vizinhas que conversavam pelas varandas, as brincadeiras de roda tão ao gosto das crianças de antigamente. Mas o que fica mesmo são as observações reflexivas sobre vida, morte e sensações. Os personagens não são nomeados, mas simbolizados com outros nomes.


“uma narrativa intimista, com muita musicalidade e poesia. É a vida de Cecília Meireles, relatada como num diário de adolescente. Você conhecerá as alegrias, as tristezas e as experiências de uma pessoa que tão bem soube expressar um pouquinho de todos nós.”


Considerar Olhinhos de Gato como um texto adulto e memorialístico permite identificar nas “paisagens secretas” de seus devaneios infantis algumas facetas de sua particular “arte da memória”, certas inflexões presentes em sua poética, e não poucas revelações sobre a leitura que Cecília faz de sua própria infância, que certamente marcarão sua poesia e suas preocupações com a criança e a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.