Pesquise neste Blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

Hannah Arendt - Rahel Varnhagen Judia alemã na epoca do romantismo

Autor : Hannah Arendt

Título : Rahel varnhagen a Vida de uma judia na época do romantismo

Editora : Relume Dumará

Ano : 1994

Páginas : 228


Comentário : Livro em bom estado de conservação,encadernado
com capa brochura original.
Rahel Varnhagen ficou reconhecida por sua presença marcante no cenário cultural efervescente da Berlim da época do romantismo.
Sua forte personalidade, seu brilhantismo, seu conflito com a condição judaica, sua visão da feminilidade atraíram a atenção de uma jovem Hannah Arendt, que em 1933 fez com essa história de vida seu primeiro livro...

Em Rahel Varnhagen - A vida de uma judia alemã na época do Romantismo de Hannah Arendt1 é possível encontrar muitas chaves para o enigma, mas não todas. É a abordagem biográfica de Arendt sobre Rahel que oferece elementos que, agrupados, favorecem o levantamento de algumas hipóteses que concorrem para esclarecer essas questões. No entanto, a associação desse exercício de leitura a analogias do tipo reflexo, baseadas em semelhanças ou coincidências observáveis nas histórias de vida dessas duas mulheres e agregadas a outros materiais biográficos correlatos a Arendt, revelou mais: contribuições de Arendt para trabalhos baseados nesse tipo de orientação, aspectos dos fundamentos de seu pensamento e, ainda, facetas surpreendentes das relações estabelecidas entre biógrafa e biografada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.