Pesquise neste Blog

domingo, 5 de maio de 2013

Autor: JOÃO JOSÉ REIS Título: REBELIÃO ESCRAVA NO BRASIL - A HISTÓRIA DO LEVANTE DOS MALÊS (1835)

Autor: JOÃO JOSÉ REIS
Título: REBELIÃO ESCRAVA NO BRASIL - A HISTÓRIA DO LEVANTE DOS MALÊS (1835)
Editora: BRASILIENSE
Ano: 1986
Páginas: 295 


Comentário: LIVRO BEM CONSERVADO, ACABAMENTO EM BROCHURA,COM MUITAS ILUSTRAÇÕES EM PAPEL CALCIFICADO, E COLUNAS DE NOMES AFRICANOS, 14 TABELAS ACOMPANHAM O TEXTO, REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS, GLOSSÁRIO DE TERMOS MALÊS E AFRICANOS.

O LIVRO TRAZ A LISTA DOS RÉUS POR ETNIA OU PORTO DE EMBARQUE, TAIS COMO O NAGÔ(YORUBÁ),HAUSSÁ, JEJE(EWE), TAPA(NUPE), MUNDUBI, ENTRE OUTROS.

Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, em Salvador, enquanto os católicos comemoravam, na igreja do Bonfim, a festa de Nossa Senhora da Guia, negros africanos celebravam o Ramadã em suas senzalas. A celebração evoluiu para uma revolta, da qual não participaram exclusivamente muçulmanos, mas que foi por eles concebida e liderada.
O levante envolveu cerca de seiscentas pessoas, o equivalente a 20 mil pessoas na Salvador de hoje. A revolta terminou com muitos feridos, centenas de presos, além de mais de setenta rebeldes e dez de seus adversários mortos. A maioria dos rebelados era de membros da nação nagô, em cuja língua, o iorubá, muçulmano é imale. Daí malês, o vocábulo iorubá aportuguesado.
Os objetivos dos rebelados não foram totalmente esclarecidos: queriam o fim da escravidão dos africanos, mas não é certo que almejassem extinguir a escravidão como sistema de trabalho na sociedade brasileira. Há depoimentos que os acusam de terem planejado a escravização de mulatos e o massacre de brancos e negros nascidos na Europa e no Brasil.
O autor discute a religião, os escritos, a dieta, o vestuário e as formas de organização dos malês. O livro analisa ainda o contexto histórico da rebelião: expõe as estruturas sociais e econômicas da época, a rebeldia dos homens livres, a série de revoltas escravas acontecidas na Bahia desde o início do século XIX e a natureza específica da escravidão urbana.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. 

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.  

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.  
Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.  

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.   
Todos os pedidos são enviados com seguro.  

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA 
philolibrorum@yahoo.com.br

Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições. 

Att. 
Philolibrorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.