Pesquise neste Blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Orlando Breno de Araújo Jaboatão - Sua terra, sua gente Editora: Grafica Caxanga Ano: 1998

Orlando Breno de Araújo
Jaboatão - Sua terra, sua gente
Editora: Grafica Caxanga
Ano: 1998
 

exemplar com dedicatória e assinatura do proprio autor, bom estado,capa original,a13-x6,com 247 pgs, escasso, saiba mais ...
 


O historiador e professor orlando breno de araujo, falecido em 1997, contesta neste livro a origem do nome da cidade perguntando "como uma arvore que ninguem conheceu nem pode nunca ser identificada poderia dar nome ao rio a ao municipio? em sua opiniao, o nome jaboatao vem de yaboaty-atam, cagado que anda devagar ou andar como cagado, devido a grande quantidade de cagados que havia nas margens do rio. 

O professor orlando breno se baseia no fato da carta de sesmaria, escrita muito antes da formacao do povoamento, mencionar o rio como rio jaboatao, diz a carta: "em 1565 as terras da ribeira do jaboatao comecaram a ser doadas, etc". Portanto, o nome foi dado, primeiramente, ao rio e posteriormente ao municipio, visto que, como lembra orlando breno:

"muito antes que nelas [as terras de jaboatao] fossem fundados os primeiros engenhos de acucar e consequentemente, o primeiro nucleo populacional. Logo – esta claro e evidente – foi o rio que deu o nome ao municipio. 

Orlando Breno de Araújo, em seu livro "Jaboatão - Sua terra, sua gente", por exemplo, que "a verdade histórica é outra" e ele explica:  No governo de Humberto Lins Barradas (1951-1955), foi contratado o famoso jornalista, escritor, historiador e membro do Instituto Arqueológico Pernambucano, doutor Mário Melo, para descobrir a origem da palavra Jaboatão e criar, a pedido do prefeito, a bandeira e o escudo d'armas do município. Em seu relatório, o ilustre jornalista concluiu que havia três diferentes origens para esse nome. A primeira, partiu do bispo D. Luiz da Silva Brito que deixou dito ser "YABOATY-ATAM" (que significa 'cágado que anda devagar') o nome tupy que dera origem ao toponimo JABOATÃO. Perdida a última sílaba na função dos dois vocábulos ficaria, então, "YABOATAM". Para outros historiador, Tomás Sampaio, o toponimo JABOATÃO era originário da expressão indígena YAUAPOATÃ (que significa 'mão rija de onça'). Mas, foi outro pensador , Garcia Rodrigues, quem 'puxou o tapete' dos demais ao afirmar que JABOATÃO se origina da expressão tupy "YAPOATAM" (que significa 'caule linheiro de uma espécie de planta que dá mastros para embarcações). Essa última foi consagrada pelo povo.  Para o professor Orlando Breno de Araújo, escritor, historiador e membro do Instituo Histórico de Jaboatão dos Guararapes), quem mais se aproximou da realidade foi o bispo D. Luiz da Silva Brito. Para ele, o toponimo JABOATÃO veio do rio com mesmo nome (?!) Afirmou o professor. quem deu o nome ao município foi o RIO porque os 'cágados-jabutis' viviam às centenas nas águas do rio Jaboatão até então, não poluido. Conclui-se que, na opinião do historiador Orlando Breno de Araújo, a origem do nome da terra de Bernardo Vieira de Melo, dos barões de Muribeca, Caiará, Pirapama, Souza Leão, etc, vem da expressão "YABOATY-ATAM" e estamos conversados. Será?


Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. 

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.  

Formas de Pagamento:  
Cartões de Crédito e Boleto Bancário (via Mercadopago ou Pay Pal)   
Depósito Bancário: Banco do Brasil  e CEF 

Ao optar por essa forma de pagamento, você receberá um e-mail informando-lhe os dados bancários.  

Pedidos Internacionais :     Paypal  e   Western Union.  

Poderemos estudar outra forma de pagamento, sempre em comum acordo.

Entrega:  O livro será enviado assim que o pagamento for confirmado  com confirmação via e-mail e número de postagem para rastreamento da entrega, e chegará ao seu destino dentro de 3 a 7 dias úteis, de acordo com a região do Brasil.  
  
Todos os pedidos são enviados com seguro.  

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA 
philolibrorum@yahoo.com.br

Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições. 

Att. 
Philolibrorum

6 comentários:

  1. Orlando Breno de Araújo
    Jaboatão - Sua terra, sua gente
    Editora: Grafica Caxanga
    Ano: 1998

    qual o preço e como adquirir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
      philolibrorum@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Respostas
    1. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
      philolibrorum@yahoo.com.br

      Excluir
  3. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA
    philolibrorum@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.