Pesquise neste Blog

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Grandes Vultos da Engenharia Brasileira José Baptista Pereira editora: Do Clube de Engenharia ano: 1975 - 288 pgs

Grandes Vultos da Engenharia Brasileira
José Baptista Pereira
editora: Do Clube de Engenharia  
ano: 1975 - 288 pgs 

Livro usado em bom estado, escasso, não perca, saiba mais ...

José Baptista Pereira nasceu em Porto Alegre, em 5 de abril de 1898. Graduado pela Escola de Engenharia Civil da UFRGS em 1920, seguiu para Berlim para estudar na Escola de Charlotemburgh, que oferecia campo adequado aos estudos iniciados aqui, acerca das jazidas de calcário rio-grandenses. A partir destes estudos, defendeu tese sobre o cimento portland, que teve grande repercussão no Brasil, pois na época nosso país ainda não fabricava cimento.

           De volta ao Brasil em 1922, dedicou-se a trabalhos na área de engenharia e foi nomeado professor da Escola de Engenharia da UFRGS, atividade que exerceu por 40 anos.
           José Baptista Pereira destacou-se nacionalmente como cientista e engenheiro: foi fundador do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER; presidente do Conselho Rodoviário Nacional; presidente do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER; conselheiro da Petrobrás; presidente do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq.
           A Astronomia foi a sua grande paixão, à qual dedicou-se como estudioso, divulgador desta ciência e construtor de instrumental astronômico. Seu principal passatempo era construir aparelhos de precisão. Possuía uma oficina em casa, organizada com método e eficiência:


"Gosto de ter nas horas de folga alguma coisa que entretenha e que afaste o espírito das preocupações habituais do serviço. É uma higiene mental. Executo trabalhos de mecânica, óptica e astronomia".


           Foi sua dedicação à astronomia que levou José Baptista Pereira a construir, em 1953, um telescópio com espelho de 400 mm, o maior a ser construído no Brasil até aquela época. O engenheiro transformou sua casa, na Rua Coronel Bordini, em um bairro residencial da cidade, num observatório que recebia a visita de muitos interessados, desde professores e intelectuais ao cidadão comum, todos sempre bem atendidos pelo astrônomo que democratizava seu conhecimento do céu. Pela influência de José Baptista Pereira, várias atividades em astronomia foram iniciadas na Universidade e na comunidade gaúcha.
           Em 1958 começa a circular a idéia da construção de um novo Observatório Astronômico da UFRGS, no Morro Santana, e de um planetário em Porto Alegre, prováveis sonhos de Baptista Pereira. Em 1964, o engenheiro doou e adaptou ao telescópio do Observatório Central da UFRGS oculares e câmeras fotográficas. Atuando como grande divulgador de astronomia no estado, José Baptista Pereira fundou em 19 de agosto de 1964 a Associação Astronômica do Rio Grande do Sul. É também dessa época a idéia de Baptista Pereira de construir o Observatório Popular do Parque Farroupilha, onde seria instalado um telescópio refletor de 600 mm, a ser construído por ele.
           Incentivado pelo estudioso de astronomia e a seu pedido, o aprendiz Raul Kuplich constrói, em 1963, um observatório com telescópio refletor de 280 mm, na Rua Gomes Jardim. O observatório destinava-se à fotografia estelar de longa exposição. Em 1967, Raul Kuplich, membro da Associação Astronômica do Rio Grande do Sul, obtém na Casa Zeiss do Rio de Janeiro, o orçamento de um planetário óptico, a pedido de Baptista Pereira.
           O desejo do engenheiro de que o grande público tivesse acesso à astronomia começou a ser concretizado em 1969, quando, através de seu empenho, iniciam-se estudos para a instalação de um planetário em Porto Alegre. Com a doação do equipamento Zeiss pelo MEC, a construção das instalações do planetário iniciam-se em 1971, numa atividade conjunta da UFRGS e da Prefeitura Municipal. Em 11 de novembro de 1972, foi inaugurado o espaço científico-cultural que fez a astronomia ficar mais próxima tanto dos estudiosos como do homem comum.
           Falecido em 1971, o apaixonado pela ciência celeste não pôde ver concluído este espaço. O centro cultural é uma homenagem a um de seus principais idealizadores: PLANETÁRIO PROF. JOSÉ BAPTISTA PEREIRA.


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.  


Formas de Pagamento:  

Cartões de Crédito e Boleto Bancário (via Mercadopago ou Pay Pal)   

Depósito Bancário: Banco do Brasil  e CEF 

Ao optar por essa forma de pagamento, você receberá um e-mail informando-lhe os dados bancários.  

Pedidos Internacionais :     Paypal  e   Western Union.  

Poderemos estudar outra forma de pagamento, sempre em comum acordo.


Entrega:  

O livro será enviado assim que o pagamento for confirmado  com confirmação via e-mail e número de postagem para rastreamento da entrega, e chegará ao seu destino dentro de 3 a 7 dias úteis, de acordo com a região do Brasil.  
  
Todos os pedidos são enviados com seguro.  


CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA 
philolibrorum@yahoo.com.br

 

Alguns títulos de da área, caso haja interesse, contacte-nos que diremos sobre disponibilidade, preço e condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.