Pesquise neste Blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Morte na Ulen Company: 50 Anos Depois José Joffily Paraibano historiador, Maranhão Revolução 1930 EUA CIA Revisionismo histórico exercito etc ...



Morte na Ulen Company: 50 Anos Depois

José Joffily

editora: Record

ano: 1983

descrição: Livro em bom estado de conservação, brochura original,coda13-x3,escasso, ilustrado, não perca, saiba mais ....

Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

PRESSAO DA EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS
SOBRE O GOVERNO BRASILEIRO.
INTRODUCAO.
O JULGAMETO.
CONCLUSAO.
ICONOGRAFIA.
NOMES CITADOS.
LIVROS CITADOS/ OU CONSULTADOS.
REVISTAS E JORNAIS CITADOS.
ARQUIVOS E BIBLIOTECAS.


Inicialmente, a ULEN & COMPANY (empresa com sede em New York, EUA) foi contratada pelo governo do Maranhão para efetuar a “construção das redes de abastecimento de água e de esgoto, fornecimento de energia elétrica para luz, tração (bonde) e força, inclusive a instalação de maquinismo para prensagem de algodão” (Contrato ULEN, de 26 de março de 1923).

À medida em que as obras ficaram prontas, a administração de todos estes serviços públicos ficou a cargo da firma norte-americana BRIGHTMAN & COMPANY INCORPORATION (Contrato de 09 de agosto de 1923, suplementado pelo Decreto Estadual n.º 869, de 9 de outubro de 1924).

No entanto, com o insucesso da BRIGHTMAN & CO. INC., o gerenciamento monopolista dos serviços de água, esgoto, luz, tração (bondes) e força na cidade de São Luís passou às mãos da ULEN & COMPANY, através de sua subsidiária a ULEN MANAGEMENT COMPANY (Contrato de 1.º de abril de 1926, com duração de vinte anos).

A empresa ULEN & COMPANY possivelmente iniciou, através deste contrato no Brasil, uma experiência internacional que se estendeu ao Irã, à Polônia e à Grécia, além de outros países da América do Sul, como Colômbia, Bolívia, Chile e Uruguai ..."

Aqui começa essa história esquecida, muito bem documentada por esse vigilante atento que é o Nobre Historiador Paraibano, fanal permanente em nossa pátria ...



Jofily é um incansável pesquisador da história brasileira, ex-secretário de Agricultura, Viação e Obras Públicas da Paraíba (1942-1945), deputado federal por quatro legislaturas, um dos primeiros cassados em 1964, Jofily tem se preocupado em resgatar aspectos da memória brasileira.

Assim é que como acompanhou, ainda estudante, os acontecimentos que provocaram a morte de João Pessoa (24-1-1878/26-7-1930), então governador da Paraíba, decidiu, há alguns anos, procurar dar novas interpretações para aquele agitado período.



Em "Morte na Ulen Company - 50 anos Depois", José Joffily faz o primeiro ensaio sobre a participação política de uma empresa americana no Maranhão dos anos 20/30 - e o assassinato de um executivo da empresa, o norte-americano John Harold Kennedy pelo maranhense José de Ribamar Moreira (1908-1952).

Com precisão de detalhes, Joffily, um pesquisador incansável e detalhista, resgata os personagens que participaram dos acontecimentos, mostrando os aspectos econômico-sociais-políticos da época.

Joffily não só reconstitui os fatos do aspecto histórico, como oferece um completo levantamento iconográfico, com dezenas de fotos, reproduções de páginas de jornais, documentos etc. da época...


Temos disponibilidade de outros volumes sobre o mesmo assunto.

philolibrorum@yahoo.com.br

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.