Pesquise neste Blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Walter Altmann Confrontación y Liberación: Perspectiva latinoamericana Martinho Lutero teologia libertaçao evangelico cristã

Walter Altmann

Confrontación y Liberación: Una Perspectiva latinoamericana sobre Martín Lutero.

Conferencias Carnahan 1983, Vox Evangelii, 1985,

ISEDET

1987


livro em bom estado de conservação, brochura original, escasso, não perca, saiba mais...

um clássico e fundamental escrito sobre a Teologia da Libertação, os conflitos entre o norte e o sul que da economia migrou para a teologia, as análises teológicas que reinterpretaram a teologia européia...

O Dr. Walter Altmann defende a análise social como instrumento metodológico e não como princípio norteador para a teologia. Para ele, o marxismo nunca foi o elemento central da teologia da libertação: “Desde o princípio, a teologia da libertação pôs maior ênfase no papel essencial da praxe comprometida do povo de Deus – ou, em outras palavras, na ação das comunidades cristãs inspirada pela fé e baseada na reflexão teológica – do que na análise social, que foi considerada como um instrumento metodológico”


Altmann afirma que “Lutero experimentó en carne propia el fracaso de este ideal de santidad.

Descubrió que “el mundo”, del cual pretendía escapar, estaba dentro de cada uno y que la concupiscencia consistía en el amor esclavo a sí mismo. Todas las obras hechas para librarse de ella eran precisamente expresión de su tutela. Caracterizó entonces al ser humano como un ser “curvado sobre sí mismo”.

La DC 10-12 cita las declaraciones fundamentales de Pablo. Su punto de referencia es la persona caída bajo el poder del pecado y en necesidad de la justificación o justicia, que pertenecen a Dios y que sólo Dios puede conceder.

El regalo de esta justificación 8 tiene su fundamento en la muerte y resurrección de Cristo. Por la fe, la justicia (justificación rectitud) ganada por Cristo es apropiada por la persona; se comunica la justicia (justificación, rectitud) de Dios en Cristo a los cristianos cuando creen en la Palabra de Dios.

-----------------

Walter Altmann (Porto Alegre, 4 de fevereiro de 1944) é um pastor protestante brasileiro, desde 2002 presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e moderador do Conselho Mundial de Igrejas.

Realizou estudos teológicos em São Leopoldo, RS; José C. Paz, Argentina e na Universidade de Hamburgo, Alemanha, onde se doutorou em 1972 com tese sobre o Conceito de Tradição em Karl Rahner, influente teólogo católico.

Atuou como pastor em Ijuí, RS; e em 1974 assumiu a cadeira de Teologia Sistemática na atual Escola Superior de Teologia - Faculdades EST, de São Leopoldo, onde atuou até 2002, tendo exercido o cargo de Reitor de 1981 a 1987 e de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia de 1989 a 1994. De 1995 a 2001 exerceu o cargo de Presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI, com sede em Quito.

De 2003 a 2007 foi membro do Conselho da Federação Luterana Mundial - FLM, com sede em Genebra, Suíça; e Presidente de sua Comissão de Missão e Desenvolvimento.

Em 2006 foi eleito Moderador do Conselho Mundial de Igrejas - CMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário