Discurso Nº 2
Revista do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
FFLCH / DF / USP
Ano: 1971
Páginas: 212
Em bom estado de conservação, brochuracom capa original.
Da noção intuitiva de gramática por Andréa Bonomi
A resposta de D'Alembert ao "Discurso sobre as ciências e as Artes" por Victor Goldschmidt
O império das palavras por François Warin
A reminiscência em Platão por José Cavalcante de Souza
A linguagem na Filosofia de Espinosa à guisa de introdução por Marilena de Souza Chauí
Problemas metodológicos da concepção Behaviorista da linguagem por Hugh M. Lacey
Acaso, Necessidade por Alfredo Bosi
"Magias Parciais" dos Quadrinhos por Franklin de Matos
Notícia sobre POP ART por Annateresa Fabris
Fellini e a Decadência por Gilda de Mello e Souza
O sexo confiscado por Renato Janine Ribeiro
Os Deuses Malditos por Gilda e Antônio Cândido de Mello e Souza
A paixão de Ana Leon Kossovitch
Castro Alves em Cena por Jean Galard
A respeito de "O interrogatório" por Marilena de Souza Chauí
Points de vue sur le langage por A. Jacob
Essais d'iconologie por Erwin Panofsky
Andréa Bonomi D'Alembert ao "Discurso sobre as ciências e as Artes" por Victor Goldschmidt François Warin Platão por José Cavalcante de Souza Marilena de Souza Chauí linguagem na Filosofia de Espinosa Behaviorista da linguagem por Hugh M. Lacey Alfredo Bosi Fellini e a Decadência por Gilda de Mello e Souza sexo confiscado por Renato Janine Ribeiro Leon Kossovitch Jean Galard A. Jacob Erwin Panofsky
Temos condições de conseguir outros números desta revista.
A revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970.
Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão.
A revista propôs-se a veicular não apenas a produção teórica de seu corpo docente, mas também as mais diversas manifestações de reflexão sobre a cultura, sem distinguir correntes ideológicas, linhas filosóficas ou áreas do saber.
Assim se pretendia garantir o pluralismo e a liberdade, numa época de obscurantismo.
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