Pesquise neste Blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Heitor Bustamante (Sertões dos Puris – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, 1971); Santo Antônio de Pádua Brotos Miracema RJ São João da Barra Campos dos Goytacazes. Vale do Pomba, do Muriaé, do Carangola e do Itabapoana. Itaperuna.

Heitor Bustamante

Sertões dos Puris

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Niterói

1971

bom estado, brochura original, escasso, coda1-x6. saiba mais...



As terras do sertão de Campos foram, aos poucos, sendo desbravadas e os campistas, penetrando pelo interior, abriram novas fontes de progresso para o seu torrão. Ousados como antigos bandeirantes, levaram o seu esforço pelos vales do Pomba, do Muriaé, do Carangola e do Itabapoana.

Bustamante dedica um capítulo à “instrução pública”.
Os quatro primeiros professores atuaram em Pádua em torno de 1856, quando ali ainda não havia escolas públicas. Eram professores de primeiras letras. Somente em 1883 é que foram fundadas as primeiras escolas. Uma para os meninos e outra para as meninas. Abriram a primeira com 54 alunos e a segunda, com 27 alunas. Em 1935, foram extintas todas as escolas isoladas que funcionavam na cidade e as professoras, integradas no Grupo Escolar. O Colégio Victor Hugo é uma referência de qualidade em 1889.

Caribé, aqui no Colégio Victor Hugo, seguiu os métodos do Barão de Macaúbas, o grande renovador do ensino no Brasil, e foi o maior precursor do que se chama atualmente escola moderna. Estudioso, inteligente e devotado à sua profissão, tinha o poder de persuasão, de atração e a técnica dos grandes educadores. Muita coisa que hoje aparece como novidade, já naquele tempo no Colégio Victor Hugo era praticado: exercícios militares, ginástica sueca, jogos divertidos e até teatro, tudo ali se exercitava, com a modéstia e a dedicação do mestre que trabalhava com entusiasmo e brilho pela cultura moral e cívica da mocidade paduense...

Temos disponibilidade de outros volumes sobre o mesmo assunto.

philolibrorum@yahoo.com.br

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.