Pesquise neste Blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Anibal Mattos Monumentos historicos artisticos religiosos minas gerais 1935




Monumentos Históricos, Artísticos e Religiosos de Minas Geraes

Prof. Aníbal Mattos

editora: Edição Apollo

1935

bom estado, capa dura,coda1-x18,artes, escasso, não perca, mateve-se a capa brochura original, saiba mais ...

Col.: "Bibliotheca de Cultura Histórica"; Totalmente ornamentado Com Desenhos e Ilustrações Fác-Símiles fora do Texto de: Florestas, Grutas, Chafarizes, Fazendas, Púlpitos de Igrejas, Bustos de Peter Lund e Outros, Mapas, Etc; 508 Páginas + ilustrações; Bibliotheca Mineiriana e Fluminense de Letras.

Obra fartamente illustrada com multiplos desenhos a penna do autor e mais de cem photogravuras.


Essa é a grande obra desse notável agitador cultural e incentivador das artes já se disse muito e por muitos gabaritados.

“A arte em Bello Horizonte não lhe deve pequenos serviços. Realizando e promovendo sucessivas exposições, próprias e alheias, habituando o público a visitá-las, contribuindo assim para educar-lhes o gosto; encaminhando neophytos, encorajando iniciados; ventilando pela imprensa questões de arte – não há em Bello Horizonte iniciativa de caráter artístico que não tenha no Sr. Aníbal Mattos o seu principal propugnador”.


“a importância dele para o contexto artístico mineiro é incontestável. Mais do que fluminense radicado em Minas, Aníbal Mattos é um mineiro por opção, é paisagista da nossa natureza, o núcleo pioneiro da atividade artística da nova Capital”.


 “Há na sua arte uma feliz harmonia entre o modo de ver e o de transmitir a emoção representativa dos logares”.

Aníbal Mattos, mesmo que contemporâneo aos modernistas de 1922 tinha outro projeto de modernização e renovação artística. E isso aconteceu em Belo Horizonte.



--------------------------

ANÍBAL Pinto MATTOS

Nasceu em Vassouras, RJ, 1889 e faleceu em Belo Horizonte, 1969. Pintor, escritor, historiador, teatrólogo, professor e produtor de arte. Realizou seus primeiros estudos de desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e estudou na ENBA, RJ, onde foi aluno de João Batista da Costa, Daniel Bérard e João Zeferino da Costa.

Transferiu-se para Belo Horizonte em 1917, a convite do senador Bias Fortes, e foi um grande incentivador das artes plásticas da cidade nos anos 20 e 30, fundando a Sociedade Mineira de Belas Artes (1918) e organizando as Exposições Gerais de Belas Artes. Dirigiu a Escola de Belas Artes de Minas Gerais, fundada em 1928, e foi presidente da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Como teatrólogo, recebeu o primeiro lugar no concurso aberto de peças históricas, com a peça Bárbara Heliodora, promovido pela empresa José Loureiro, RJ (1914). Recebeu ainda a medalha de prata, ENBA (1916); medalha de bronze, SNBA (1925); grande medalha de prata, SNBA (1926). Em 1933 foi condecorado pelo governo italiano com a Cruz da Cavalaria da Coroa por sua peça teatral Anita Garibaldi e, em 1934-35, recebeu o Prêmio de Teatro da Academia Brasileira de Letras, RJ. Em 1960 recebeu medalha de bronze comemorativa do centenário de nascimento de João Pinheiro, no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Em 1965, recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e, em 1967, o diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à cidade de Belo Horizonte em prol do seu desenvolvimento artístico. Publicou vários livros sobre artes plásticas, teatro e arqueologia, entre eles: O Sábio Dr. Lund e a Pré-História Americana (1933); Mestre Valentim e Outros Estudos (1934); Arte Colonial Brasileira (1936); Monumentos Históricos, Artísticos e Religiosos de Minas Gerais (1935); História da Arte Brasileira (1937); Das Origens da Arte Brasileira (1937); Pré-História Brasileira (1938); Peter Wilhelm Lund no Brasil (1941); Arqueologia de Belo Horizonte (1947); O Homem das Cavernas em Minas Gerais (1961).





Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega. Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios. Todos os pedidos são enviados com seguro. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.