Pesquise neste Blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

NANOTECNOLOGIA - RISCOS DA TECNOLOGIA DO FUTURO ETC, Grupo


NANOTECNOLOGIA - RISCOS DA TECNOLOGIA DO FUTURO

ETC, Grupo

Editora : LPM

ISBN : 8525414824

Páginas : 200

Publicação : 2005



A nanotecnologia é um conjunto de técnicas usadas para manipular a matéria na escala de átomos e moléculas. Considerada por quem conhece seu potencial como a maior revolução industrial de todos os tempos, tem conseqüências em todos os aspectos da sociedade – econômicos, éticos, sociais, políticos –, bem como importante impacto na saúde, no meio ambiente, na alimentação, na agricultura e em praticamente todos os ramos da indústria. Apesar disso, são extremamente escassas ou inexistentes as discussões da sociedade sobre o tema, mas elas ocuparão um lugar cada vez mais relevante.

A intenção deste livro é dar uma visão geral dessa tecnologia, suas aplicações atuais e seus desenvolvimentos potenciais, com ênfase maior em sua utilização na alimentação e na agricultura.
Atualmente, são centenas de pesquisadores trabalhando com nanotecnologia em diversas áreas, basicamente em instituições públicas (universidades, empresas, laboratórios etc.), desenvolvendo projetos em parceria com ou para empresas privadas.

Segundo o sociólogo e pesquisador Paulo Martins (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), “os entusiastas são os primeiros a enumerar as benesses que a nanotecnologia trará para a vida cotidiana. Já os mais cautelosos preocupam-se com questões para as quais ainda não existem respostas. Ninguém sabe, por exemplo, que tipo de impacto as partículas nanoestruturadas podem causar no meio ambiente. As inovações vão servir para a sociedade como um todo? A nanotecnologia provavelmente vai provocar mudanças nos arranjos produtivos. Isso representará uma desestruturação das indústrias e do mercado de trabalho como os conhecemos hoje?”.

É imprescindível uma discussão social ampla que avalie não só os impactos concretos da tecnologia, mas também se ela é desejável. É nesse sentido que o Grupo ETC está disponibilizando este livro no Brasil.

O Grupo ETC (Grupo de Ação sobre Erosão, Tecnologia e Concentração), antiga RAFI, é uma organização internacional da sociedade civil, com sede em Ottawa, Canadá, que atua desde a década de 70, dedicando-se à conservação e ao fortalecimento da diversidade ecológica e cultural e aos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.