Pesquise neste Blog

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conquistas Humanas - Vestuário. Autor: Ruth Guimarães.

Conquistas Humanas - Vestuário.

Autor: Ruth Guimarães

Editora: Columbus

Nº de páginas: 300

Medidas: 16 x 23,5

Encadernação: Capa Dura

Estado de conservação: Bom

Capas e lombada um pouco gastas. Manchas do tempo no corte. Miolo em bom estado. Assinatura de antigo dono na folha de rosto.

Ilustração: Walter Lewy

Desenhos e fotografias em cores e p&b.

Assuntos abordados na obra: História Geral: Vestuário. Povos Primitivos. China. Japão. Grécia. Roma. Cruzadas. Europa Feudal. Idade Moderna. França: Luis Xiv. Idade Contemporânea: sans-culottes. Revolução Industrial. Trajes Típicos Do Brasil. Simbolismo Das Cores.




livro em bom estado, saiba mais.Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos via Mercadolivre. Visite alguns de nossos livros anunciados em nosso e-shop, em: http://eshops.mercadolivre.com.br/philolibrorum





--



Outros livros da área que poderemos conseguir, caso haja interesse sobre algum contacte-nos.






ABRANCHES, Gerson Pereira. Manual da gerência de confecção. Rio de Janeiro: Senai, 1996.

ABRANTES, Samuel. A roupa do santo: sobre os signos de Omolu. Rio de Janeiro: Ágora de Ilha,

1999.

______, Samuel. Heróis e bufões: o figurino encena. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2001.

ABREU, Alice Rangel de Paiva. O avesso da moda. São Paulo: Hucitec, 1986.


ABREU, Dener Pamplona de. Dener: o luxo. Rio de Janeiro: Ed. Laudes, 1972.


ABURDENE, Patrícia. NAISBITT. John. Moda : a reviravolta. In__ Megatendências para as mulheres.

Rio de Janeiro : Rosa dos Tempos, 1993. (223-252)

AFFONSO, João. Três séculos de modas. Belém: Tavares Cardoso, 1923, 128 p.

AGUIAR NETO, Pedro Pita. Fibras têxteis. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1996. v.1,2.

AGUIAR, Titta. Personal stylist: guia para consultores de imagem. São Paulo: Senac–S. P., 2003.

ALBUQUERQUE, Florival Ferreira. Controle de qualidade na indústria de fiação e tecelagem. Rio de

Janeiro: SENAI/CETIQT, vol 1, 1988.

ALGODÃO no Brasil. Rio de Janeiro : Index Editora, Linhas Corrente, 1988.


______. A pesquisa acadêmica de moda no Brasil. Fashion Theory, v. 2, n. 2, jun. 2003, p. 125-157.

______. Indumentária e moda: seleção bibliográfica em português.São Paulo: Museu Paulista, vol 3,

1995.

ALPARGATAS. 15 anos USTOP. São Paulo: Mauro Ivan Marketing Editorial, 1988.

ALPARGATAS: 80 anos de nossa história. São Paulo: Mauro Ivan Marketing Editorial, 1987.

ALVAREZ, Denise; RODRIGUES, Rose Mary. Novas competências dos designers usuários de CAD,

informatização no desenvolvimento de produtos têxteis: estudos em design: design Articles.

Anais P&D Design 96, Rio de Janeiro, 1996. p.11-19

ALVIM, Zuleika; PEIRÃO, Solange. Mappin 70 anos. São Paulo: Ex-Libris, 1985.

ANÁLISE da eficiência econômica e da competitividade da cadeia têxtil brasileira. IEL, CNA e Sebrae.

Brasília, DF: IEL, 2000.

ANDRADE FILHO, José Ferreira; SANTOS, Lacerda Frazão dos. Introdução à tecnologia têxtil. Rio

de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1987. v. 3.

ANGARINI, Tania. Moda ontem e hoje. Revista Nova, São Paulo, v. 21, n. 9. set. 1993.

ARAÚJO, Mário de; MELO e CASTRO, E. M. Manual de engenharia têxtil. Lisboa: Fundação Calouste

Gul Benkian, 1987. v. 2.


______. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gul Benkian, [19--].

______.. Engenharia e design do produto. Lisboa: Universidade Aberta, 1995, 91p.

ARAÚJO, Mário; FANGUEIRO, Raul; HONG, Hu. Têxteis técnicos: materiais do novo milénio,

aplicações, tecnologias e métodos de ensaio. Braga: Williams, 2001. Vol. II.

ARTESANATO DA REGIÃO NORTE. Catálogo. Instituto do Emprego e Formação Profissional

Delegação Regional do Norte Núcleo de Apoio do Artesanato, Porto, 1989.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO VESTUÁRIO. A indústria brasileira do vestuário. In: _____ .

Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade: SSQP têxtil e vestuário. São Paulo:

ABRAVEST, 1997. 26 p.

______. Anuário Estatístico da Indústria Confeccionista no Brasil 1993-1995. São Paulo: ABRAVEST,

1996. 81 p.

______. Documento Oficial da Abravest sobre o setor têxtil/vestuário. São Paulo: ABRAVEST, 1996.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. A indústria de confecções:

algumas considerações. Rio de Janeiro: BNDES, 1990. 101 p.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Análise conjuntural da

indústria confeccionista brasileira. Rio de Janeiro: BNDES, 1996. 6 p. (Gerência setorial de bens

de consumo não duráveis n. 9).


BARDI, P. M. Vestir, tecer, costurar e figurar. ______ . In: Mestres, artífices, oficiais e aprendizes no Brasil. Banco Sudameris, 1981.

BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 267 p.


BARRETO, Antonio Amaro Menezes. Qualidade e produtividade na indústria de confecção: uma

questão de sobrevivência. Londrina: Midiograf, 1997.

BARROS, Edgard Luiz de. Passagens da moda. São Paulo: Senac, 1993.

BARROS, Fernando de. Elegância: como o homem deve se vestir. São Paulo: Negócio, 1997.

______. Manual da elegância. Fernando Valuka de Barros (Org.). Rio de Janeiro: 2002 (Coleção

Caras).

______. O homem casual: a roupa do novo século. São Paulo: Mandarim, 1998.

BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

______. Inéditos, v.3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Coleção Roland Barthes.

BASILE, Aissa Heu. Como pesquisar moda na Europa e nos EUA. São Paulo: Senac, 1996.

BAUDOT, François. Alaïa. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

______. Chanel. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

______. Christian Lacroix. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

______. Moda do século. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

______. Thierry Mügler. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

______. Yohji Yamamoto. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Ed. Lisboa, 1995.

BEIGBERDER, Frédéric. Barbie. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

BENAÏM, Laurence. Issey Miyake. São Paulo: Cosac & Naify 1999. (Coleção Universo da Moda).

______. Yves Saint-Laurent: uma biografia. São Paulo: Siciliano, 1993.

BENATI JÚNIOR, Romeu. Rami: planta têxtil e forrageira. São Paulo: Nobel, 1988.

BENDEL, Peggy (Col.). O grande livro da costura. Lisboa: [ s.n.], 1980. 515 p.

BERBASO, Henrique. Projeto, marketing e design de moda. Porto Alegre: [s.n.], 1997.

BERGAMO, Alexandre. O campo da moda. Revista de Antropologia. V. 41. n. 2. São Paulo, 1998.

BERGÉ, Pierre. Yves Saint-Laurent. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

BERNARDO, Elza Di. Paris: da alta costura as pontas de estoque. São Paulo: Saraiva, 1997

BERNUZZI, Denise. Políticas do corpo. São Paulo: Estação da Liberdade,1995.

BISILLIAT, Maureen. África: moda cultura e tradição. Empresa das Artes, 70 p.

BOLLON, Patrice. A moral da máscara: merveilleux, zazous, dândis, punks. Rio de Janeiro: Rocco,

1993.

BOLOGNE, Jean-Claude. História do pudor. Rio de Janeiro: Elfos. 1990.


BONNELL, Kimberly. O que usar: um guia prático de moda e estilo. São Paulo: Best Seller, 2000.


BORDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia.

Faculdade de Educação da UFMG. Editora em Revista Belo Horizonte, n. 34, dez. 2001.

BORGES, Adélia. Quando moda rimava com cultura: A raiz da originalidade. In: ______ . Designer

não é personal trainer e outros escritos. São Paulo: Rosari, 2002.


BORGES, Paulo O.; CARRASCOVA, João; GIOVANNI, Biando. Brasil na moda. São Paulo: Caras,

2003. 1914 p.

BOTOLLETO, Yrma. A costura na medida exata. São Paulo: Spina, 2003.

BRAGA Neto, João. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. (Coleção

moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

BRAGA Neto, João Baptista. Reflexões sobre moda. Vol. I. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e

comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

_______. Reflexões sobre moda. Vol. II. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e

comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

_______. Reflexões sobre moda. Vol. III. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e

comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

BRAIC, Marylène. A tecelagem. Lisboa : Editorial Estampa, 1998.

BRANDÃO, Gil. A moda através dos tempos. São Paulo: Ed. Três, [19--].

______. Aprenda a costurar. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1981. 256 p.

BRANDSTÄTTER. Klimt & a moda. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

BRAZ, Maria do Carmo. Vamos costurar. Rio de Janeiro: Letra e Arte, 1964.

BRITTAIN, Judy. Enciclopédia de agulhas e linhas: bordados, tapeçaria e tecelagem. São Paulo:

Melhoramentos, 1982.

BROCKETT, Anna. Como desenhar motivos e padrões. Lisboa: Presença, s/d.

BRUHNS, Heloisa; GUTIERREZ, Gustavo (Orgs.). O corpo e o lúdico: ciclo de debates lazer e

motricidade. Campinas: Autores Associados, 2000.

BRUNO, Flavio da Silveira. Tecelagem: conceitos e princípios. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1992.

BUENO, Maria Lucia; CASTRO, Ana Lucia (Orgs). Corpo, território da cultura. São Paulo :

Annablume, 2005.

BYAM, Michele. Armas & armaduras. São Paulo: Globo, 1990.

BYRS, Jeoffrin J. Modelos, moldes, costura para roupas de crianças. São Paulo : Ediouro, s/d.

CABANAS, Maria Isabel Moran. Traje, gentileza e poesia: moda e vestimenta no cancioneiro. Lisboa:

Estampa, 2000.


CALDAS, Dario. Homens. São Paulo: Senac, 1997.

______. Moda e sensibilidade contemporânea. Nexos: Revista de Estudos de Comunicação e

Educação, São Paulo, v. 2, n. 2, 1998.

______. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac,

2004.

______. Universo da moda: cursos on-line. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999.

CAMARGOS, Helton. Controles para a indústria têxtil. São Paulo: Ícone, 1997.

CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

CANTON, Katia; SCHILLER, Luciana. Moda: uma história para crianças. São Paulo: Cosac & Naify,

2004. 54 p., il.

CARDIN, Pierre. A lenda do bicho da seda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

CARDOSO, Miriam Farah. Postais antigos:- tema 1 romantismo na moda. Miriam Farah, 2004.

CARISE, Iracy. África: trajes e adornos. Rio de Janeiro: Kosmus,1992.

CARNEIRO, Marília. No camarim das oito. Rio de Janeiro: Senac-RJ, 2003.

CARNICELLI JÚNIOR. Methodo de corte completo. Rio de Janeiro: Companhia Brasil, 1937.


CARVALHO, Flavio de. 100 anos de um revolucionário romântico. Catálogo de exposição à vendas

no Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro, 1999.

______. Dialética da moda. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, 1999.

______. Moda e o novo homem. São Paulo: SESC,1992. 161 p.

CASA ALLEMÃ: 1883-1933. Daniel Heydeureich. São Paulo: Impressora Paulista, 1923.

CASADIO, Mariuccia. Emilio Pucci. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

CASTAREDE, Jean. O luxo: os segredos dos produtos mais desejados do mundo. São Paulo:

Barcarolla, 2005.

CASTILHO, Kathia Castilho. A moda do corpo, o corpo da moda. São Paulo: Esfera, 2002.

CASTILHO, Kathia Castillho; GARCIA, Carol (Orgs.). Moda Brasil: fragmentos de um vestir tropical.

São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001. 144 p., il.

CASTILHO, Kathia; ANDRADE, Rita. (Orgs.) Comunicação, educação e moda. Revista Nexos:

Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda. São Paulo: Universidade Anhembi

Morumbi, ano 6, n. 9, 2002.

CASTILHO, Kathia. Moda e linguagem. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2004. (Coleção

moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo:

Universidade Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho,

coordenação)

CASTRO, E. M. de Melo. Que razão é a razão do design. In: ______ . Design em aberto: uma

antologia. Porto: Centro Português de Design, 1993. (Coleção Design, Tecnologia e Gestão).

_______. Introdução ao desenho têxtil. Lisboa: Presença. 1981.

CASTRO, Inês. A moda no trabalho. São Paulo: Panda, 2002.

CATELLANI, Regina Maria. Moda ilustrada de A a Z. São Paulo: Manole, 2003.

CATOIRA, Lu. Jeans, a roupa que transcende a moda. São Paulo: Idéias & Letras, 2006.

CELANT, Germano. Cortar é pensar: arte & moda. _IN.....CERON, Ileana Padilha; REIS, Paulo (org)

Kant, crítica e estética na modernidade. São Paulo : Editora Senac, 1999.

CHALHUB, Samira. Moda enquanto vestuário: roteiro. São José dos Campos, n.4, p.1-27, fev. 1975.

CHARTIER, Lise. Guia prático e completo da costura. Europa-América, 1979.

CHATAIGNIER, Gilda. Todos os caminhos da moda: guia prático de estilismo e tecnologia. Rio de

Janeiro: Rocco, 1996.

CHATAIGNIER, Gilda Maria Carôllo. O fio a fio. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

CHAVES, Andrelino. A moda. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1942. Conferência proferida na

cidade de Porto Velho.

CHINA: Oportunidades e ameaças. Rio de Janeiro. ABIT, SENAI/CETIQT, Instituto de Prospecção

Tecnológica e Mercadológica.

CIDREIRA, Renata Pitombo. Os sentidos da moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo:

Annablume, 2005.

COBRA, Marcos. Algumas reflexões acerca do marketing da moda. R.A.E. Light, v. 4, n. 4, 1997. p. 2-


COBRA, Marcos. Marketing: casos brasileiros. São Paulo: Atlas, 1987.

COELHO, Maria José de Souza. Moda e sexualidade feminina. [S.I.]: Uapê, [s.d.] 116 p.

______. Moda: um enfoque psicanalítico. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.

DONATO, Mário. Conquistas humanas. São Paulo : Edições Columbus, Coleção vol 3, Vestuário.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Como iniciar uma indústria de confecções. Rio de

Janeiro: CNI, 1976.

CONTE, Linda. A história do sapato no século XX. São Paulo : Alexa Cultural.

CONTINI, Mila. A moda: 5000 anos de elegância. Lisboa : Verbo, 1965.

CORRÊA, Tupã G. Disco e moda: a função do rock no desencadeamento do consumo. Tese (Livre

Docência)–USP. São Paulo, 1988.

CORRÊA, Tupã Gomes. Moda, arte, corpo: relações entre futuro e modernidade. São Paulo:

CEM/Livros, 2000.

______. Rock nos passos da moda: mídia, consumo x mercado cultural. Campinas: Papirus, 1989.

COSTA, Shirley; BERMAN, Débora; ABIB, Roseane Luz. 150 anos da indústria têxtil brasileira. Rio de

Janeiro: CETIQT, 2000.


COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. História do rosto. Lisboa: Teorema, 1988.

COUSIN, Fabienne. A costura em 10 lições. Europa-América, 1980.


COX, Carolina. Lingerie: um símbolo de estilo. [S.l.: s.n.], 2000. Catálogo.

CRANE, Diane. A Moda e seu Papel Social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo :

Senac, 2006.


DARIAUX, Geneviève Antoine. O livro da elegância: de A(ccessórios) a Z(ippers): um guia completo

para a mulher moderna. São Paulo: Record, 1965.

DE CARLI, Ana Mery Sehbe. A globalização da publicidade United Colors of Benetton (um caso)

Coletânea CCHA: Cultura e Saber, v. 1, n. 2, dez. 1997. p. 12-25.

______. O sensacional da moda. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.

DELAFOSSE, Claude. A moda: meus papéis mágicos. São Paulo: Melhoramentos, 1996. 24 p.

DELF, Brian; PLATT, Richard. No princípio... a mais nova história de quase todas as coisas. São

Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 24-25.

DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina. São Paulo: Pancrom, 1986.

______. Vitrina: construção de encenações. São Paulo: EDUC/SENAC, 2001.

______. Vitrina, teu nome é sedução. São Paulo: Pancrom, 1991.

______. Vitrinas entre-vistas: mershandising visual. São Paulo: Senac São Paulo, 2004.

Montras

______. Vitrinas em diálogos urbanos. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção

moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

DEMETRESCO, Sylvia; CONSTANTINO, Patrick Amato. Vitrina arte e técnica. São Paulo: Endograf,

2000.

DESIGNERS e artesãos: extratos da moda brasileira: 30 anos Marles. São Paulo: Senac Moda, 2002.

Exposição.

DIAS, Mauro Mendes. Moda divina decadência: ensaio psicanalítico. São Paulo: LMC, 1997.

DISITZER, Márcia; VIEIRA, Silvia. A moda como ela é: bastidores, criação e profissionalização. Rio

de Janeiro : Senac Nacional, 2006.

DORFLES, Gillo. A moda da moda. São Paulo: Edições 70, 1988. (Arte e Comunicação).

______. Estilo e moda: o exemplo do liberty. In: ______ . As oscilações do gosto: a arte de hoje entre

a tecnocracia e o consumismo. Lisboa: Horizonte, 1989.

______. Modas & modos. São Paulo: Edições 70, 1996. (Arte e Comunicação).

DÓRIA, Carlos. Bordado da fama: uma biografia de Denner. São Paulo: Senac, 1998.

DORTA, Sonia Ferraro; CURY, Marília Xavier. A plumária indígena brasileira. São Paulo: Imprensa

Oficial, 2000.

DUARTE, Cristina L. 15 histórias de hábitos: criadores de moda em Portugal. Quimera, 2003.

DUARTE, Sonia; SAGGESE, Sylvia. Modelagem industrial brasileira. Rio de Janeiro: Letras

Expressões Brasileiras, 1998.

DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988.

______. Vestuário, gosto e lucro. Ciências Sociais Hoje 1984. São Paulo: Cortez, 1984. p. 33-68.

Anuário de Antropologia, Política e Sociologia.

ECO, Umberto. Factores estéticos no vestuário masculino. In: ______ . Design em aberto: uma

antologia. Porto: Centro Português de Design, 1993. (Coleção Design, Tecnologia e Gestão).

______. O hábito fala pelo monge. In: ______. Design em aberto: uma antologia. Porto: Centro

Português de Design, 1993. (Coleção Design, Tecnologia e Gestão).

ECO, Umberto et al. Psicologia do vestir. Lisboa: Assírio Alvim, 1989.

______. Viagem na irregularidade cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira. 1984. p. 258-

262.

EDINGER, Cláudio. Carnaval. São Paulo: DBA, 1996.

EMBACHER, Airton. Moda e identidade. São Paulo: Saraiva, 1999.


ETCOFF, Nancy. A passarela da moda. In: ______. A lei do mais belo. Rio de Janeiro: Objetiva,

1999.

ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? São Paulo : Senac SP, 2005.

ERHARDT. Curso técnico têxtil, vol.III. São Paulo : . EPU, 2006.

FAGUNDES, Antonio Augusto. Indumentária gaúcha. Porto Alegre: Martins, 1996.

FAJARDO, Elias; CALAGE, Eloi; JOPPERT, Gilda. Fios e fibras: oficina de artesanato. Rio de

Janeiro: Senac Nacional, [s.d.] 80 p.

FAJARDO, Elias; MATHIAS, Cristina; AUTRAN, Margarida. Papéis e panos: oficina de artesanato.

Rio de Janeiro: Senac Nacional, [s.d.]. 104 p.

FASHION Theory: a Revista da Moda, Corpo e Cultura. Masculinidades. São Paulo: Berg/Anhembi

Morumbi, edição brasileira, v. 1, n. 4, dez. 2002.

______. Moda e fotografia. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 1, n. 3, set. 2002.

______. Moda e orientalismo. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 2, n. 3/4,

set./dez. 2003.

______. Moda e performance. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 1, n. 2, jun.

2002.

______. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 1, n. 1, mar. 2002.

______. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 2, n. 1, mar. 2003.

______. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 2, n. 2, jun. 2003.

______. São Paulo: Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 3, n. 1, mar. 2004.

FAUX, Dorothy Schefer et al. Beleza do século. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

FEGHALI, Marta Kasznar; DWVER, Daniela. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro: Senac, 2001.


FERREIRA, Eber Lopes. Corantes naturais da flora brasileira: guia prático de tingimento com plantas.Curitiba: Optagraf, 1998.

FERREIRA, Francisco de Paula. A indústria brasileira do vestuário: histórias, reflexões e projeções. São Paulo: Ed. Brasil Têxtil, [s.d .].

FERREIRA, Francisco de Paula. Padrões de tamanho e vestuário: porque e como utilizar. São

Bernardo do Campo. 1996. 38 p.il.

FERREIRA, Hélio Márcio Dias. Moda e visões para o século XXI. Revista Aquila. Rio de Janeiro:

UVA, v.6, p.92 - 96, 1999.

FERREIRA, Isaura Lopes; SILVA, Rogério Nunes da. Índices de produtividade das fiações

brasileiras. Rio de Janeiro : SENAI/CETIQT, vol 1, 1992.

FERREIRA, Isaura Lopes. Índices de produtividade das fiações brasileiras. Rio de Janeiro :

SENAI/CETIQT, vol 1 e 3, 1994.

FLOCKER, Michael. O metrossexual: guia de estilo: um manual para o homem moderno. São Paulo:

Editora Planeta do Brasil, 2004.

FLÜEGEL, J.C. A psicologia das roupas. São Paulo: Mestre Jou, 1966.


FONTANEL, Béatrice. Sutiãs e espartilhos: uma história de sedução. Salamandra: GMT Editores,

1998.


FRAGA, Ronaldo. Moda, roupa e tempo: 21 poemas e crônicas de Carlos Drummond de Andrade.

Belo Horizonte: 2006.

FRANCINI, Christiana. Grávida com estilo: um manual de como se vestir na gravidez. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2004.

_______. Segredos de Estilo. São Paulo : Companhia das Letras, 2005.

FREITAS, Maria Vitorina. Tecnologia, artes e ofícios femininos. São Paulo: Mestre Jou, 1954.

FREYRE, Gilberto. Modos de homem e modos de mulher. Rio de Janeiro: Record, 1986.




GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula de Mirada. Moda e comunicação : experiências, memórias,

vínculos. São Paulo : Editora Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e comunicação / Kathia

Castilho, coordenação)

GARCIA, Cláudia Regina O uso diário da lingerie: hábito ou rotina? Anais da Associação Brasileira de

Estudos Semióticos - nº2, Vol. 1, novembro de 2005.

GARCIA, Cláudia Regina. Televisão, moda e figurino, uma abstração do eu. Anais da Associação

Brasileira de Estudos Semiótico, 2003.

GARNELL, Helene. Que hei de vestir?: um manual completo de elegância e de chic no vestir. Rio de

Janeiro: Irmãos de Giorgio, 1948.

GERALDI, Maria Carolina Garcia. Moda e comunicação: o jogo da aparência como raiz cultural.

Revista Nexos: Estudos em Comunicação e Educação. Especial Moda. São Paulo: Universidade

Anhembi Morumbi, ano 6, n.9, p. 33-48, 2002.


GIRÃO, Valdelice Carneiro. Rendas de bilros. Fortaleza: Ed. UFC, 1984.

GLOSSÁRIO têxtil e de confecção: inglês-português. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1986. 310 p.

GOBLOT, Edmond. A moda. In: ______. A barreira e o nível: retrato da burguesia francesa na

passagem do século. Campinas: Papirus, 1989.

GOLDENBERG, Miriam. Nu e vestido: 10 antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de

Janeiro: Record, 2002.

GOMES FILHO, João. Ergonomia do objeto: sistema técnico de leitura ergonômica. São Paulo:

Escrituras, 2003.

GOMES, Suzana Helena de Avelar. A comunicação da moda no Brasil na globalização. São Paulo,

2000. Dissertação de Mestrado – Programa de Comunicação e Semiótica, PUC-SP.

GONÇALVES FILHO, Antonio. Carlos Miele. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000. (Coleção

Universo da Moda).

GONÇALVES, Rogério Nogueira. Marketing têxtil. SENAI/CETIQT, 2000.

GONTIJO, Silvana. 80 anos de moda no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1986.

GORDON, Maggi Mccormick. Curso de costura. São Paulo: Estampa, 1999.

GOULARTI FILHO, Alcides; JENOVEVA NETO, Roseli. A indústria do vestuário: economia, estética e

tecnologia. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1997.

GOUVEIA, João; AGIS, Daniel; VAZ, Paulo. Vestindo o futuro: macrotendências para as indústrias

têxtil, vestuário e moda até 2020. Portugal: APIM, 2001, 282 p.

GRAHAM, Tim; BLANCHARD, Tamsin. Diana o mito e a moda. Lisboa/São Paulo. Editora Verbo,

1998. 208 p.


GRAND, France. Comme des garçons. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000.

GRAVE, Maria de Fátima. A modelagem sob a ótica da ergonomia. São Paulo: Zennex Publishing,

2004.


GRUBER, Suzana. Design para estamparia. Padrões decorativas das bombachas: O regional

aplicado à estamparia têxtil. Estudos em Design. Rio de Janeiro, v.2 n.2, p.III.21-26, nov 1994.

GUEDES, Regina Rosari Mugaya. Uma interpretação psicogênica da moda. Rio de Janeiro: [ s.n.],

[s.d.] Biblioteca Nacional do Rio Janeiro: referência Anexo II – D/VI 163, 4, 8.

GUERRA, George; SABOYA, Luis. Desenvolvimento de um traje especial para unidades do corpo de

bombeiros vigille. Estudos em Design. Anais P&D Design 94, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, nov.

1994.

HAEDRICH, Marcel. Coco Chanel. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

HAHN, Angélika. Acessórios de moda. Plátano, 1993. 33 p.

HANNUD, Marilene. Mulher dos 15 aos 70. [ S.I.]: Elevação, 1999. 245 p.

HANSCHBURG, André. Quem não come poeira: histórias de um homem de marketing que faz

dinheiro e sucesso fabricando jeans. São Paulo: Best Seller, 1991.

HARRIES, Nancy Garrison; HARRIES, Thomas Edward. Materiais têxteis: curso técnico programado.

São Paulo: E.P.U. [19--]. v.b 1.

HARVEY, John. Homens de preto. São Paulo: UNESP, 2003.

HAUG, Wolfgang Fritz. A roupa como embalagem; cosméticos; a padronização dos homens e da

sensualidade; a aparência apresentada como imagem refletida do desejo; estética da

mercadoria. In: ______. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.

HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para confecção industrial. Novo

Hamburgo: Feevale, 2005.

HERCHCOVICTH, Alexandre. Alexandre Herchcovicth. São Paulo: Cosac & Naïf, [200-].

HERING de Blumenau: um século: 1880-1980. Blumenau: Laborgraf, 1980.

HERSCHMANN, Micael. Abalando os anos 90: funk e hip-hop. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

HISTÓRIA DA CAMISETA. São Paulo: Assessoria Comunicação Integrada, 1988.

HISTÓRIA DO TRAJO EM PORTUGAL. Encyclopedia pela imagem. Porto: Chardron, [s.d.].

HOGGART, Richard et al. A sociedade da tolerância. Porto: Despertar, 1970.

HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.



ÍNDIA: Oportunidades e ameaças: Cadeia têxtil. Rio de Janeiro. ABIT, SENAI/CETIQT, Instituto de

Prospecção Tecnológica e Mercadológica.

INSTITUTO CAMÕES. Lenços & colchas de chita de alcobaça: Brasília, DF: GRI, Gabinete de

Relações Internacionais, 2001. Exposição.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS. Inovação e informação no setor de confecções. São

Paulo: IPT/DEES/APAT, 1992. 155 p. Relatório Técnico 30828.

INVENTÁRIOS dos teares existentes em Minas Gerais em 1786. Revista do Arquivo Público Mineiro

XL, Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1995.

JOFFILY, Ruth. Marília Valls: um trabalho sobre moda. Rio de Janeiro: Salamandra, 1989.

______. O Brasil tem estilo? Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1999.

______. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

JOFFILY, Ruth. Jornalismo de moda, jornalismo feminino e a obra de Alceu Penna. Dissertação de

Mestrado (Comunicação). Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

JONES, Sue Jenkin. Fashion design - Manual do estilista. Tradução: Iara Biderman. São Paulo:

Cosac & Naify, 2005.

JOSÉ, Carmen Lucia. Isto é, "brega". Isto é, "brega". Dissertação (Mestrado em Ciências da Cultura e

da Comunicação) – USP. São Paulo, 1991.

JUNKER, Paul. Manual de padronagem de tecidos planos. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988. v.1,2.

KAISER, Bruno. 10.000 anos de descobertas. São Paulo: Melhoramentos, [200-?].

KALIL, Gloria. Chic: um guia básico de moda e estilo. São Paulo: SENAC, 1997.

______. Chic homem: manual de moda e estilo. São Paulo: SENAC, 1998.

______. Chic(érrimo): moda e etiqueta em novo regime. Codex, 2004.

KELLER, Jacqueline. Gestão do design na moda: processos que agregam valor e diferencial ao

produto de moda . Mestrado (Mídia e Conhecimento). Florianópolis: Universidade Federal de

Santa Catarina, 2004.

KINDERSLEY, Barnabas; KINDERSLEY, Anabel. Crianças como você: uma emocionante celebração

da infância no mundo. São Paulo: Ática, 2002.

KIS, Carlos. Corte e costure. São Paulo: Credilep, 1967. 192 p.

KÖHLER, Carl. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

KOLLING, José A. O mito da moda. Enfoque, v. 1, n. 5, nov. 1972. p. 13-16.

KRAWCZYK, Sabine; DELAFOSSE, Claude. A moda. São Paulo: Melhoramentos, 1996.

LA HAYE, Amy; MENDES, Valerie. A moda do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

LABIRINTO DA MODA: uma aventura infantil. São Paulo: SESC, 1996. Encarte.

LANDOWSKI, Eric. Moda política e mudanças. In: ______. Presença do outro: ensaios do

sociossemiótico. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LAVER, James. A roupa e a moda. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

LEAL, Isa. 400 anos de moda feminina do IV centenário. São Paulo, 1954.

LEAL, Joyce Joppert. Um olhar sobre o design brasileiro. São Paulo: Objeto Brasil; Instituto Uniemp;

Imprensa Oficial do Estado, 2002.


LEGÍTIMAS Havaianas, As. Alpargatas. São Paulo: Paulo Lalli e Rui Porto. DBA, 2000. 147 p.

LEHNERT, Gertrud. História da moda do século XX. Koln: Konemann, 2001.

LEITE, Adriana; GUERRA, Lisette. Figurino: uma experiência na televisão. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 2002.

LEITE, Adriana Sampaio; VELLOSO, Marta Delgado. Desenho Técnico de roupa feminina. Editora

Senac.

LEROY-GOURHAN, André. O vestuário. In: ______. Evolução e técnicas: I - o homem e a matéria.

Lisboa: Edições 70, 1984.

______. ______. In: ______. Evolução e técnicas: II - o meio e as técnicas. Lisboa: Edições 70, 1984.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São

Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.

LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O Luxo eterno: Da idade do sagrado ao tempo das marcas. São

Paulo: Companhia das letras, 2005, 195p.

LUNA, Liane Cardoso de; SANTOS, Luciene Brauns. Níveis de qualidade de fios têxteis brasileiros.

Rio de Janeiro : SENAI/CETIQT, 1991.

LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

MABSA, Maria Amélia Arruda Botelho de Souza Aranha. Memória de um vestido. São Paulo: Terra,

2001.

MACCHIAVELLI, Maria Rita. Body art nos seus corpos. São Paulo: Globo, [s.d.]

MACDONALD, Fiona. Como seria sua vida na Idade Média. São Paulo: Scipione, 1996. p. 22-23.

MACHADO JÚNIOR, Carlos Eduardo. Composição indumentária: forma expressiva de comunicação..

Dissertação de (Mestrado)–USP. São Paulo, 1979

MADSEN, Axel. Chanel. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

MAGER, Sylvia K. Guia prático de costura. Rio de Janeiro: Record, 1952. 258 p.

MAIR, Avril; MAIR, Jones. Fashion Now. Taschen do Brasil, 2003.

MALUF, Marina; MOTT, Maria Lúcia. Recônditos do mundo feminino: história da vida privada no

Brasil República: da Belle Èpoque à era do rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

MAMEDE, Alcântara de. Terapia pela roupa. São Paulo: Diadorim, 1995.

MANDEL, Rachel. Arquivo ilustrado de trajes históricos: do antigo Egito ao século 19. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1985.

MANTLE, Jonathan. Benetton: a família, a empresa, a marca. São Paulo: Nobel, 1999.

MARCHINI, Jose. Terminologia do vestuário: espanhol/português; inglês/português; francês/português. São Paulo: SENAI, 1996.

MARQUES, A. H. de Oliveira. Figurinos maçônicos oitocentistas: um "guia" de 1841-42. Lisboa:

Estampa, 1983. 79 p. Biblioteca do Museu Paulista/USP.

MARRA, Heloisa; REGO, Julio. Estilo no trabalho. Rio de Janeiro: SENAC, 2002.

MARTIN, Richard. Versace. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).



MCLUHAN, Marshall. Moda táctil têxtil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1º maio 1969. Caderno B. p.

______. Vestuário: extensão de nossa pele. In: ______. Os meios de comunicação como extensão do

homem. São Paulo: Cultrix, 1974.

MENA FIALLA: um nome na história da moda. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, [19--].



______. Vídeo VHS. Mas isto é moda? Sentidos de vestir no contemporâneo. 90 min. VHS. 1998.

Roteiro: Cristiane Mesquita e Kiko Goifman; Direção de fotografia: Jurandir Müller; Edição:

Wagner Morales; Trilha sonora: "O Grivo"; Roteiro de edição e direção: Cristiane Mesquita e

Malu Pedrosa. Patrocínio: Enterpa Engenharia e Social Cheque. Apoio Institucional: Prefeitura

do Município de São Paulo, Lei Municipal n. 10.923/90. Realização: PaleoTV.

______. Moda contemporânea : quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Universidade

Anhembi Morumbi, 2004. (Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

MICHAEL, Gros. Modelo: o mundo feio das mulheres lindas. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

MIRANDA, Ana Paula Celso de et al. Influenciadores e hábitos de mídia no comportamento do

consumo de moda.

In:_____

ALAIC, ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE

INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN, 2000, Santiago. Anais... Santiago, 2000.

MIRANDA, Ana Paula Celso de. Comportamento de consumo em vestuário de moda feminino: uma

análise exploratória. Dissertação (Mestrado em Administração)–Universidade Federal do Paraná.

Curitiba, 1998.

______. Mitos femininos do cinema: uma tipologia de consumidoras de moda. Fashion Theory, v. 1, n.

1, mar. 2002, p. 121-132.

______. Moda: uma questão de envolvimento. deSignis/1 La Moda/Representaciones e

identidad. Revista Latinoamericana de Semiótica, Barcelona, v. 1, Gedisa, oct., 2001. p. 143-15.

MIRANDA, Ana Paula Celso de; GARCIA, Carol; MELLO, Sérgio C. Benício de. A moda como

elemento de comunicação: uma forma de expressão e integração na sociedade moderna. In:

______ INTERCOM – CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22.,

1999, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 1999.

MIRANDA, Ana Paula Celso de; GARCIA, Maria Carolina; LEÃO, André. Moda e envolvimento: cada

cabide, uma sentença. ENANPAD – Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em

Administração, 25., 2001, Campinas. Anais... Campinas, 2001.

MIRANDA, Ana Paula Celso de; MARCHETTI, Renato; PRADO, Paulo. Moda e autoconceito:

produtos como símbolos do eu. In: ______ . ENANPAD – ENCONTRO NACIONAL DOS

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1999, Foz do Iguaçu. Anais...

Foz do Iguaçu, 1999.


MIRKIN, Toby Fischer. O código do vestir: os significados ocultos da roupa feminina. Rio de Janeiro:

Rocco, 2001.

MODA na República. Museu da República. Rio de Janeiro: Erregê, 1990. 23 p. Catálogo.


MONTEMEZZO, Maria Celeste de Fátima Sanches; SANDOS, João Eduardo Guarnetti dos. O papel

do vestuário na interação homem-ambiente. In:_____. CONGRESSO INTERNACIONAL DE

PESQUISA EM DESIGN, CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

EM DESIGN, 1. P&D DESIGN, 5., 2002, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF, 2002.

MONTEMEZZO, Maria Celeste de Fátima Sanches. Funções práticas e estético-simbólicas do

produto de moda.. In:_____. 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E

DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. P&D DESIGN, 6., 2004, Fundação Armando Alvares

Penteado: São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP, 2004.


MORAES, Antonio Carlos Robert. Flavio de Carvalho. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MOREIRA, Solange Coelho. Calcinha : trace calcinhas sobre medidas. Curitiba : San Martin, 2004.

MOREIRA, Solange Coelho. Cueca : trace cueca sobre medidas. Curitiba : San Martin, 2004.

MORETH, Bany; DUARTE, Francisco. Os saberes dos operadores de CAD na indústria de confecção.

Rio de Janeiro: Anais do P&D Design 98 vol.2 .

MORRIS, Bernardine. Valentino. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

MOTA, Mauro. Modas e modos. Recife: Ed Raiz, 1977.

MOUTINHO, Maria Rita. A moda no século XX. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2000.

MÜLLER, Florence. Arte & moda. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. Rio de Janeiro, Senac Rio, 2004.

MUSEU NACIONAL DO TRAJE E CÂMARA PORTUGUESA DE COMÉRCIO DE SÃO PAULO. Arte

plumária do Brasil. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Português do Patrimônio

Cultural, 1991.

MUSEU DO TRAJE E DO TÊXTIL. Salvador: Fundação Instituto Feminino da Bahia, 2003.

N'DIAYE, Catherine. A coquetterie, ou a paixão do pormenor. Lisboa: Edições 70, 1989. (Coleção

Arte & Comunicação).

NACIF, Maria Cristina Volpi. Confecção de trajes e mão-de-obra, no Rio de Janeiro, nos primeiros

cinqüenta anos do século XX. In: ______. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM

DESIGN, 1., CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN,

P&D DESIGN, 5., 2002. Brasília, DF. Anais... Brasília, DF, 2002.


______. Formas vestimentares nas sociedades ocidentais. Estudos em Design. Rio de Janeiro, v. 9,

n. 1/2, out. 2001. p. 10.

______. Obra consumada: uma abordagem estética da moda feminina, no Rio de Janeiro, entre 1932

e 1947. Dissertação (Mestrado)–Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1993.

NACIF, Maria Cristina Volpi; PSZCZOL, Luciana; ASSUNÇÃO. Levantamento preliminar da produção

acadêmica sobre moda nas principais instituições da cidade do Rio de Janeiro, de 1990 a 2001.

In: ______. CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 1., CONGRESSO

BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D DESIGN, 5., 2002,

Brasília, DF. Anais... Brasília, DF, 2002.

NAKAO, Jun. A costura do invisível. Rio de Janeiro : Editora Senac Nacional, Editora Senac São

Paulo, 2005.


NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação do figurino. Rio de Janeiro:

SENAC, 2003. 304 p.

NEVES, Jorge. Manual de Estamparia Têxtil. Escola de Engenharia Universidade Minho: 2000.

F.S.E.Portugal.

NEWMAN, Cathy. Moda ou ficção? Revista National Geografic Brasil, São Paulo, ano 3, n. 33, jan.

2003. p. 38-59.

NOVO livro da costura Singer. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Imagem também se lê. São Paulo : Edições Rosari, 2005. (Coleção

TextosDesign)

O Novo Luxo/Kathia Castilho e Nizia Villaça organizadoras. São Paulo : Editora Anhembi Morumbi,

2006.

O'HARA, Georgina. Enciclopédia da moda: de 1840 à década de 80. São Paulo: Companhia das

Letras, 1992.

O'KEEFFE, Linda. Sapatos. São Paulo: Könemann, 1996.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Vitrinas: acidentes estéticos na cotidianidade. São Paulo, EDUC, 1997.

OLIVEIRA, Pedro Paulo de . Modismo, consumismo: o "economicamente correto". In____. A

construção social da masculindade. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2004.

OLIVEROS, Ricardo.; REBELLO, Yopanam. Malhas: estruturas em moda e arquitetura, In___.

Arquitetura & Urbanismo, São Paulo : abril, 2005.

ORBAW, Ruth Joffily. Jornalismo de Moda, Jornalismo Feminino e a obra de Alceu Pena. Dissertação

de Mestrado. UFRJ, 2002.

PACCE, Lílian. Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos. Senac São Paulo, São Paulo, 2006.

PADOVANO, Silvana. Moda é design? Revista ABC Design, Curitiba, n. 10, nov. 2004. p. 23-25.

PALLA, Maria José. Do essencial e do supérfluo: estudo lexical do traje e adornos em Gil Vicente.

Lisboa: Estampa, 1992.

______. Traje e pintura: Grão Vasco e o Retábulo da Sé de Viseu. Lisboa: Estampa, 1999. (Teoria da

Arte).

PALOMINO, Erika. A moda. São Paulo: Publifolha, 2002. Folha Explica.

______. Babado forte: moda, música e noite. São Paulo: Mandarim, 1999.

PASCOLATO, Costanza. O essencial: o que você precisa saber para viver com mais estilo. Rio de

Janeiro: Objetiva, 1999.

PASSOS, Helio de Oliveira. Lojas e vitrines: decoração. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1979.

PASTOUREAU, Michel. O pano do diabo: uma história das listras e dos tecidos listrados. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar, 1993.


PEREIRA, Christiane de Faria. O vestuário e o imaginário cultural da elite fluminense na 1ª metade do

século XIX. Dissertação (Mestrado em Ciências de Arte)–USP. São Paulo, [19--].


PETERSHAM, Maud. As vestimentas e sua história. Philadelphia: John C. Winston, 1890.

PETRY, Sueli Maria Vanzuita. A fibra tece a história: a contribuição da indústria têxtil nos 150 anos de

Blumenau. Blumenau: Sintex, 2000.


PEZZOLO, Dinah Bueno. Moda fácil: guia de estilo para todas as ocasiões. Codex, 2003.

________. A pérola: história, cultura e mercado. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

PINOTTI, Drica. De menina a mulher: Cinco coisas sobre beleza, moda e comportamento. Lisboa :

Gradiva, 2005.

PINSKY, Jaime. Cultura e elegância. São Paulo : Contexto, 2005.

PINTO, Milton José. Semiologia e moda. Rio de Janeiro: Eco. Publicação da Pós-Graduação em

Comunicação e Cultura, v. 1, n. 5.


PIRES, Dorotéia Baduy. Banco de referências de moda na língua portuguesa. São Paulo:

Berg/Anhembi Morumbi, edição brasileira, v. 3, n. 1, mar. 2004.

_______. A história das escolas de design de moda no Brasil. In: ______ . CONGRESSO

INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 1., CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA

E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D DESIGN, 5., 2002, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF,

2002.

______. A história dos cursos de design de moda no Brasil. Revista Nexos: Estudos em Comunicação

e Educação. Especial Moda. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, ano 6, n.9, 2002.

______. A prática social da produção do vestuário, sua teorização e sistematização pela academia: o

modo de vestir como componente da educação feminina. Dissertação (Mestrado em Educação)–

PUC-PR. Curitiba, 1999.

______. O desenvolvimento de produtos de moda : uma atividade multidisciplinar. In: ______

CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D

DESIGN, 6, 2004, São Paulo, Anais... São Paulo, 2004.

PIRES, Dorotéia Baduy; MONTEMEZZO, Maria Celeste. Dossiês e book de moda. Revista ABC

Design, Curitiba, n. 3, jun. 2002. p. 36-39.

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte. São Paulo: Senac São Paulo, 2005.


Plugados na Moda / Kathia Castilho e Nizia Villaça organizadoras. São Paulo : Editora Anhembi

Morumbi, 2006. Vários colaboradores.

POCHNA, Marie-France. Dior. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. (Coleção Universo da Moda).

POIRIER, Jean. História dos costumes: as técnicas do corpo. Lisboa: Estampa, 1998. v.2

______. História dos costumes: o homem e o objeto. Lisboa: Estampa, 1998. v.3.

POPCORN, Faith; HANFT, Adam. Moda e estilo. In: ______ . O dicionário do futuro: as tendências e

expressões que definirão nosso comportamento. Rio de Janeiro: Campus, 2002. p.300-306.

PORTINARI, Denise Berruezo; MORAIS, Michael Medeiros de. Estudos em Design. Rio de Janeiro, n.

2, v. 13, 2005. p. 75.

PRECIOSA, Rosane. Produção Estética : notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo :

Editora Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação)

PRIORE, Mary Del. Corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo

feminino no Brasil. São Paulo: Senac, 2001.


QUEIROZ, Renato da Silva (Org.). O corpo do brasileiro: estudos de estética e beleza. São Paulo:

SENAC, 1999.


QUINTANEIRO, Tania. Corpo, vestimentas em maneiras. In: ______. Retratos de mulher: o cotidiano

feminino no Brasil sob o olhar de viageiros do século XIX. Petrópolis: Vozes, 1995.

QUIRINIO, Soraya (Org.). Moda palavra 2. Florianópolis: Insular, 2002. 144 p.

QUIRINIO, Soraya; SANT'ANNA, Mara Rubia (Orgs.). Moda palavra 1. Florianópolis: Insular, 2002.

133 p.

RABANNE, Paco. Trajectórias de uma vida. Lisboa : Pergaminho, 1997.

RADICETTI, Elaine; MEDEIROS, Estevão Neiva de. Medidas antropométricas padronizadas e

utilização em sistemas cad-cam na indústria do vestuário. Rio de Janeiro. Anais P&D Design 96,

cap VI, 21-29.

RACINET, Albert. Enciclopédia histórica do traje. Lisboa: Replicação, 1995.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções, Rio de

Janeiro, século XIX. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2002.

______. Pensando moda do outro lado do mundo. Fashion Theory,v. 2, n. 3/4, set./dez. 2003, p. 189-

200.


RAMOS, Celia Maria Antonacci. Teorias da tatuagem. Florianópolis: Ed. Udesc, 2001.

RANSCHBURG, André. Quem não faz poeira come poeira: histórias de um homem de marketing que

faz dinheiro e sucesso fabricando jeans. São Paulo: Best Seller, 1991. 227 p.

RECH, Sandra. Produto de moda: conceitos e definições. In: ______. CONGRESSO

INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 1., CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA

E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D DESIGN, 5., 2002, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF,

2002.

RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: Ed. Udesc, 2002.


REIS, Cláudia Barbosa. Indumentária. Rio de Janeiro: Fundação Rui Barbosa, 1999. 48 p. Estudo do

acervo do Museu Casa de Rui Barbosa.

RENAULT, Delso. O Rio antigo: nos anúncios de jornais, 1808-1850. Rio de Janeiro: J. Olympio,

1969.

REZENDE, Maria Lúcia Alencar de. PCP básico na indústria têxtil. Rio de Janeiro :

SENAI/CETIQT,1992

RIBEIRO, Luiz Gonzaga. Introdução à tecnologia têxtil. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1984. v.1, 2.

RIGUEIRAL, Carlota; RIGUERAL, Flávio. Design & moda: como agregar valor e diferenciar sua

confecção. São Paulo: Instituto de Pesquisa Tecnológica, 2002.


ROCHA, Maria Alice; MOTA, Cristine Alves Custódio. Estudo do relacionamento entre as preferências

de consumo e o design das roupas a partir do Banco de Dados RMR-1999. In: ______ .

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 1., CONGRESSO BRASILEIRO

DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D DESIGN, 5., 2002. Brasília, DF.

Anais... Brasília, DF, 2002.


RODRIGUES, José Wasth. Fardas do Reino Unido e do império. Petrópolis: Ministério da Educação e

Saúde, Museu Imperial, 1953. 95 p.

RODRIGUES, José Wasth. Força pública do Estado de São Paulo: estampas dos uniformes das

tropas de São Paulo na colônia e no império, 40 pranchas. [ S.l.: s.n.], [s.d].

RODRIGUES, Iesa. O Rio que virou moda. Rio de Janeiro: Rio Sul, 1994.

RODRIGUES, Iesa; ACIOLI, Paula. 30 estilistas: à moda do Rio. Rio de Janeiro: SENAC, [2002].

RODRIGUES, Ednilson Caetano. Controle de qualidade em química têxtil: métodos práticos. Rio de

Janeiro : SENAI/CETIQT, 1997.




RODRIGUES, Vera; SPOOKA, Carlos. Nove séculos de moda. Lourosa : Escola C+S de Lourosa ,

1988.

ROETZEL, O. Gentleman: livro da moda clássica masculina.[S.I.] Könemann, 2000.


ROQUERO, Ana. Moda e tecnologia. In: ______ . Pau-brasil. São Paulo: Axix Mundi, 2002. p.185-

213.

ROSA, A.; MELO, M. O poder competitivo da indústria têxtil cearense no contexto nordestino e

brasileiro. Fortaleza: FIEC/FINEP, 1994.

ROSA, Antônio Lisboa da. A indústria têxtil cearense: um estudo sobre competitividade. Fortaleza:

FIEC, 1994.

ROSSETTI, Ana. Roupas íntimas: o tecido da sedução. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ROWAN, Robinson. O grande livro da cannabis: guia completo de seu uso industrial, medicinal e

ambiental. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.


SABINO, Marco. Dicionário da moda. São Paulo : Elsevier Editora, 2006.

SABOYA, Wagner de. Iniciação à serigrafia. Rio de Janeiro : SENAI/CETIQT, 1993.

SAHLINS, Marshall. Notas sobre o sistema de vestuário americano. In: ______ . Cultura e razão

prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p. 99-225.

SANTARELLI, Christiane. Distinções e simulações. Fashion Theory, v.2, n. 1, mar. 2003, p. 115-124.


SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Cultura. Cenografia e indumentária no Teatro

Brasileiro de Comédia: 16 anos de história, 1948-1964. São Paulo, 1980. 157 p.

SAYEG, Roberto Nathan. Estatística aplicada às indústrias têxtil e de confecção. Rio de Janeiro:

SENAI/CETIQT, 1993.

SCHADEN, Egon; MUSSOLINI Gioconda. Povos e trajes da América Latina. São Paulo:

Melhoramentos, [19--]. 72 p.

SCHMID, Erika. Marketing de varejo de moda: uma ênfase em médias empresas. Rio de Janeiro:

Qualitymark, 2004.

SCHPUN, Monica Raisa. Beleza em jogo: cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20.

São Paulo: Senac, 1999.

SEELING, Charlotte. Moda: o século dos estilistas, 1900-1999. Koln: Konemann, 2000.

Um comentário:

  1. Estou procurando obras de Andrelino Chaves.
    Peço enviar comentários para ,aracatychaves@ hotmail.com (enviar email com título de Andrelino Chaves)
    Obrigado
    Aracaty

    ResponderExcluir