Pesquise neste Blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Crítica da Razão na Fenomenologia Carlos Alberto Ribeiro de Moura EDUSP 1989


Crítica da Razão na Fenomenologia

Carlos Alberto Ribeiro de Moura

EDUSP

1989

Nº de páginas: 260, brochura original, Capas e lombada em bom estado. Miolo e corte em bom estado.

Assuntos abordados na obra: Filosofia. Fenomenologia. Crítica da Razão. Idealismo. transcendentalismo. Atitude Natural. Husserl. Conceito. Representação. Sentido. Subjetividade. Transcendência. Atitude Transcendental. Absoluto. Relativo. Fenomenologia da Razão.
Crítica da Razão na Fenomenologia. Carlos Alberto Ribeiro de Moura.

"se o mundo penetra na esfera da fenomenologia é apenas enquanto correlato, e fazer objeto da investigação a coisa enquanto correlato ‘não significa investigar as coisas, as coisas enquanto tais. Uma ‘coisa’ enquanto correlato não é uma coisa, por isso as aspas. O tema é por conseguinte totalmente outro..."

Como pensar a consciência absoluta, no sentido da teoria dos todos e das partes. A consciência da qual mesmo a realidade é parte não independente só é um problema verdadeiro se é feita, sem as distinções necessárias, uma afirmação como se a consciência não precisa da realidade, a realidade precisa da consciência, depende desta para ser. O problema assim colocado carece de uma distinção fundamental entre os dois sentidos de realidade postos em questão;por um lado, está se falando da realidade enquanto independente da consciência, e por outro, da realidade enquanto parte não-independente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário