Pesquise neste Blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

José Thomaz Nabuco - Nabuco Médico Brasil Colonia genealogia nordestina historia linhagistas etc




Um médico do Brasil colônia: o cirurgiäo-mor Manoel Fernandez Nabuco e sua gente

José Thomaz Nabuco.

Rio de Janeiro : Editora Nova Fronteira,

1986. 369 p. : ilustrado, com fac-simile. mapa, 23 cm.


Livro fartamente documentado, escassa 1ª edição com dedicatória e assinatura manuscrita do próprio autor...

Livro traz um interessante e muito útil apanhado genealógico sobre a família no Brasil, nordeste rio de janeiro, etc ...

Livro em bom estado de conservação,coda4-x4,capa brochura, escasso, não perca, saiba mais ....

Este livro, que narra a vida do primeiro Nabuco a chegar ao Brasil - o Cirurgião-Mor Manoel Fernandez Nabuco -, mais que uma biografia, torna-se um fascinante relato do trablho pioneiro dos médicos que atuaram na Colônia, suas dificuldades e conquistas.


Manoel Fernandez Nabuco, este cidadão portugues veio para o Brasil, chegando na Bahia em fevereiro de 1763, como primeiro medico de bordo vindo Lisboa / Bahia / Rio era de Escalhão, uma pequena cidade , na Beira Alta ao nordeste de Portugal no Brasil se espalharam Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro...

Dentre os medicamentos usados pelo Cirurgião-Mor Manoel Fernandes Nabuco, o primeiro dos Nabucos a atracar na Bahia, em 1762, também figuram medicamentos secretos podendo citar-se o famoso óleo do Grão-Duque de Florença.

------------------



sobre a Genealogia:

A genealogia, como ciência não se restringe à investigação exclusiva de árvores nobiliárquicas, mas à reconstituição de todas as famílias, por mais modestas no sentido de buscar a contribuição pessoal na obra comum de engrandecimento da Pátria.

A genealogia é uma das mais belas e úteis ciências, quando cultivada em função da Terra e do Sangue.

O povo que não olha para o passado à procura de seus ancestrais jamais olhará para o futuro e para a posteridade.

Por que ainda hoje há pessoas que se interessam por assuntos tão tolos como origem de famílias ? A todos estes respondo que é com o conhecimento de onde viemos que saberemos aonde vamos. Quer queiramos ou não são os nossos ancestrais que deram a formação mais profunda do nosso ser, do nosso existir. É pois conhecendo as tendências, os modos de ser dos nossos, que saberemos lutar, pelo que seremos e o que os nossos filhos serão. Desse modo, também a eles ofereçamos o gosto pelo conhecimento dos nossos.

Ressuscitar as memórias das passadas gerações, e dentre o pó das histórias evocar todas as glórias
das antigas tradições, é serviço, é incitamento, é missão honrada e nobre.

A preocupação absorvente da Gleba e da Família, do apego ao chão e às tradições domésticas, fecunda as raízes das árvores genealógicas, que são áridas e frias, inexpressivas e mudas quando redundam em simples enumeração de ascendentes e descendentes.

Florescem os seus ramos, enfeitam-se de cor e de som, animam-se, enchem-se de vida, esmaltam-se de glória sentida e compreendida,quando investigamos nos alfarrábios e tiramos do pó o espírito dos antepassados, para viver suas existências, comungar suas dores, beber suas lições, impregnar-nos de suas virtudes e do heroísmo de seus martírios.

Se o brasileiro se apaixonasse pela sua Terra e pela sua Gente, pela comuna cuja gleba seus avós lavoraram, essa paixão longe de desenvolver qualquer regionalismo, lhe daria uma alta e humana compreensão da Vida, da verdade da História e do sentido cristão da Pátria – pátria admirável e bela, que é a mesma paisagem conhecida e amiga que nos habituamos a contemplar da janela da casa paterna e que nossos mortos levaram na retina para o seio da terra abençoada, pátria que é ossuário de....

------------------------------



Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.

Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

Todos os pedidos são enviados com seguro.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos via Mercadolivre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.