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terça-feira, 21 de setembro de 2010

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Cristãos novos na Bahia: a Inquisição no Brasil


Anita Novinsky

Perspectiva

1972, Páginas:260 pág. livro em muito bom estado de conservação, referencia sobre o assunto.

com ilustração;
com diversos apêndices;
Com bibliografia extensa,
Com indice remissivo,
Com fac-similes de documentos relevantes para o assunto;
Indice de nomes de Cristãos Novos da Bahia;
Indice de profissões de Cristãos Novos da Bahia 1620-1660;
Indice de nomes de Testemunhas denunciantes na "Grande Inquirição" de 1646;
"Grande Inquirição" de 1646 Indice de nomes dos denunciados: judaizantes, feiticeiros e somitigos;
Relação das profissões das Testemunhas denunciantes "Grande Inquirição";
Genealogia dos Lopes Franco;
Genealogia dos Rodrigues Franco e Vaz Paiva;
Genealogia dos Bravos;
Genealogia dos Brandão;
etc...


A desmitificação de nossa história tem sido a grande preocupação da historiografia atual. A lúcida análise, que ora nos propõe Anita Novinsky, comprova-o de maneira expressiva. Retomando e superando as tendências consagradas, a Autora consegue explicitar, de forma nítida e precisa, a dimensão social das questões relativas à “exclusão” dos cristãos novos na sociedade baiana do século XVII. Trata-se, sobretudo, de situar o problema em termos concretos e perceber como as tensões sociais se manifestam “encobertas” no nível religioso.


A Bahia do século XVII foi o tema de Anita Novinsky, na obra clássica Cristãos-novos na Bahia, onde apresenta o conceito fundamental para a compreensão do fenômeno do cristão-novo: o “homem dividido”, dividido entre o mundo católico e o judaico, conceito que vários autores tem adotado como Yovel, Morin, Abensur e tantos outros filósofos.



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Anita Novinsky

Cunho histórico e ideológico, este livro é antes de tudo uma preciosa fonte para o entendimento, mais profundo e abrangente, de um dos mais aterradores processos de intolerância, repressão e arbitrariedade que se tem notícia na história...

A historiadora Anita Novinsky, considerada uma das maiores especialistas mundiais em Inquisição Portuguesa e uma pioneira no estudo dos cristãos-novos no Brasil, costuma colocar a Inquisição como a precursora do anti-semitismo moderno, e de seu expoente máximo, o nazismo. Mais de quatrocentos anos antes de Hitler, os portugueses precisavam comprovar até a oitava geração que não tinham sangue judeu na família quando acusados de seguir a Lei de Moisés. Na Alemanha nazista, exigia-se provar que não havia um judeu na ascendência até a quinta geração. Essa é apenas uma da várias semelhanças entre Inquisição e nazismo, um tema que nos levaria por muitas páginas.


Licenciada em Filosofia e livre-docente em história pela Universidade de São Paulo. Especializou-se na França em História das Mentalidades e concentrou seus estudos sobre a Inquisição e Cristãos-Novos no Brasil. Foi professora visitante na École des Hautes Études em Sciences Sociales – Paris e nas Universidades norte-americans Brown, Rutgers-New Brunswich, Austin, Texas. Atualmente dirige uma equipe de pesquisadores na Universidade de São Paulo que pesquisa a Inquisição no Brasil. É Presidente do LEI - Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da Universidade de São Paulo e do Conselho Administrativo da Associação Museu da Tolerância de São Paulo. É coordenadora principal do Projeto Intolerância/Tolerância – Democracia e Cidadania, do Programa Institutos do Milênio – CNPq, onde também coordena o projeto Limites da Tolerância e Formas de Resistência – A Inquisição e a contra cultura no Mundo Ibérico (séculos XVI-XIX) e desenvolve a pesquisa Uma nova leitura sobre o pensamento do Padre Antonio Vieira: os judeus e a redenção do Mundo. Autora de oito obras sobre o tema da Inquisição
possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1956) , especialização em O Racismo no Mundo Ibérico pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1977) , especialização em O Racismo no Mundo Ibérico pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1977) , especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1958) , doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1970) e pós-doutorado pela Universidade de Paris I (1983) . Atualmente é Livre Docente da Universidade de São Paulo e Consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Colonia, Cristao Novo, Historia, Historia do Brasil, Holocausto e Identidade.


Coordena o projeto: Uma nova leitura sobre o pesnamento do Padre Antonio Vieira

Nosso projeto vai retomar um tema que, apesar de ter sido freqüentemente abordado, não recebeu, a nosso ver até hoje, uma reflexão exaustiva: "Vieira e a questão judaica". Nos propomos neste trabalho fazer uma "nova leitura" do seus textos dedicados aos judeus, que talvez nos revelem um "outro Vieira", escondido atrás de suas "dissimulações" e encontrar nas suas contradições uma coerência e um sentido. Extrair o significado do discurso oculto de Vieira, extrair das entrelinhas e do simbolismo, das sátiras, do discurso engenhoso e barroco as opiniões do jesuíta. Vieira vivia entre dois mundos, o exterior visível e o interior oculto, onde guardava a seu pensamento sobre a história judaica e sobre o judaísmo. Do ponto de vista ideológico, seu ataque ao anti-semitismo não teve paralelo no século XVII. Um dos objetivos de nossa pesquisa é buscar nos textos de Vieira o sentido que dá a presença dos judeus no mundo e sua luta inglória contra o anti-semitismo. O que chama a atenção em Vieira é seu filosemitismo e sua interpretação sobre o retorno dos judeus à sua pátria antiga, como um direito legítimo. .


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