Pesquise neste Blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Moraes, Cícero Limites do Espírito Santo 1939

Moraes, Cícero

Limites do Espírito Santo

1939

livro usado e antigo, em bom estado geral de conservação, capa dura, manteve-se a capa brochura original, um escasso livro sobre a questões limítrofes do Brasil. coda13-x4, escasso, não percam, saiba mais ...



Em 1709, criou-se a Capitania Geral de São Paulo e Minas, desmembrada do território da Capitania do Espírito Santo e independente do governo do Rio de Janeiro, formalizada pela Carta Régia de 23 de novembro de 1709, sendo designado para governá-la Antonio Albuquerque Coelho de Carvalho. Contudo, não ficou definida a nova linha a ser adotada como divisória.

a pendenga começou e não parou por aí ....


Neste sentido, Cícero Moraes, representante do Espírito Santo na Comissão de Limites com o Estado de Minas Gerais, preocupado com a interpretação equivocada de fatos importantes relacionados ao Contestado Espíritossantense, fez o seguinte alerta:
[...] por mais paradoxal que lhes pareça, é que as pendências lindeiras que sustentamos foram resolvidas de maneira razoável, sem sacrifício de nossos direitos e, principalmente, sem qualquer resquício de humilhação. Bem sei que a tarefa é difícil, mas as dificuldades não vêm dos fatos, mas de uma pré-concepção amplamente desenvolvida, às vezes por interesse, mas quase sempre pelo desconhecimento do assunto.


Os problemas de limites vivenciados se originaram do desmembramento da Capitania do Espírito Santo e tiveram como conseqüências a alteração de seu limite ocidental e a cessão de grande parte do seu território a Minas Gerais. A Carta Régia de 1709, tampouco o Alvará de 2 de dezembro de 1720, logrou definir a linha demarcatória a ser adotada.

Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...


Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios.

CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.