Pesquise neste Blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Mistério do Dr. Fumanchu Sax Rohmer sinologia, orientalismo



O Mistério do Dr. Fumanchu

Sax Rohmer

editora: Francisco alves

1985

Livro em bom estado de conservação, Brochura, capa flexível, folhas fixas, texto íntegro, miolo em ótimo estado de conservação. Tradução de Áurea Brito Weissenberg

Apresentação Leo Magarinos de Souza Leão.

Em pleno centro de Londres, a fiura sinistra do Dr. Fu-Manchu se alia a assassinos profissionais e fanáticos, ameaçando a vida de pessoas que tentam desvendar seus segredos ocultos;



sinologia, orientalismo



"Imagine um homem alto, magro e felino, de ombros elevados, testa ampla como a de Shakespeare, rosto satânico, crânio raspado, olhos oblíquos, magnéticos, de pupilas verdadeiramente verde-gato. Acrescente à imagem toda a cruel ambição das raças orientais, e mais um intelecto gigantesco, apoiado por todos os recursos de um governo abastado, mas que ignora por completo sua existência. Imagine esse personagem medonho e terá um quadro mental do Dr. Fu-Manchu, o perigo amarelo em pessoa”.


Sax Rohmer (o estranho pseudônimo de Arthur Henry Sarsfield Ward, 1883 – 1959) foi, provavelmente, um dos mais importantes expoentes do orientalismo na literatura mundial. Candidato ao posto de um dos maiores difamadores das culturas asiáticas que já existiu (apesar de gostar de posar para fotos com um bom robe de seda chinês), Sax foi um destes autores que - conscientemente - difundiram o mito dos amarelos malvados, astutos e perigosos.

Sua criação principal, o Doutor Fumanchu, representa a síntese de um amplo conjunto de preconceitos amarrados frouxamente (mas de modo hábil) pela teia da ignorância ocidental.

Não devemos, no entanto, menosprezar o valor de seus textos - alem de serem uma curiosa fonte histórica, sabemos que a literatura é formadora de opiniões, seja ela calcada no romance, na aventura policial (como no caso de Sax) ou mesmo na ficção científica.

“Esse homem, seja um fanático, ou um agente designado, é sem dúvida a mais maligna e extraordinária personalidade existente no mundo de hoje. É um lingüista que fala com fluência quase todos os idiomas civilizados e a maioria das línguas bárbaras. É conhecedor de todas as artes e ciências aprendidas numa grande universidade. É também adepto de determinadas artes e ciências escusas que ele não aprenderia em universidade alguma. E possui a inteligência de três homens geniais”

Arthur Henry Sarsfield Ward (15 de fevereiro de 1883, Birmingham, Inglaterra—1 de junho de 1959), mais conhecido por Sax Rohmer, foi um prolífico romancista inglês, lembrado principalmente por sua série de romances sobre o mestre do crime, Dr. Fu Manchu.


Temos um vasto acervo sobre a bibliografia temática dessa área, saiba mais ...


CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA

philolibrorum@yahoo.com.br


Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo ou mesmo hobbies. Sobretudo as publicações já fora de comércio, antigas, esgotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.