Pesquise neste Blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A RELIGIÃO DE PLATÃO VITOR GOLDSCHMIDT






Autor: VITOR GOLDSCHMIDT

Tìtulo: A RELIGIÃO DE PLATÃO

Editora: DIFEL

Ano: 1970

Páginas: 152

Comentário : LIVRO EM MUITO BOM ESTADO, COM CAPA BROCHURA ORIGINAL.

TRADUÇÃO DE IEDA E OSWALDO PORCHAT PEREIRA. Nota introdutória abas de J. Arthur Giannotti.

UM CLÁSSICO HÁ MUITO ESGOTADO DO FAMOSO ESTRUTURALISTA FRANCÊS, Autor que marcou profundamente o ambiente filosófico brasileiro, por assim dizer, modelou o Depto de Filosofia Francesa de ultramar, i. é, a USP.

COM BIBLIOAGRAFIA, FICHA DE OBRAS DO AUTOR, MULTIPLAS E ERUDITAS NOTAS DE RODAPÉ.

NOTA DO AUTOR PARA A EDIÇÃO BRASILEIRA. PREFÁCIO INTRODUTÓRIO, PREFÁCIO.

TEMPO HISTÓRICO E TEMPO LÓGICO NA INTERPRETAÇÃO DOS SISTEMAS FILOSÓFICOS.

ASPIRAÇÕES HUMANAS,

A PROCURA DO BEM, DA VERDADE, DO BELO;

DEUS;

AS FORMAS;

O CONHECIMENTO DAS FORMAS;

A PROCESSÃO;

O DEMIURGO E A ALMA;

O VIVENTE MORTAL;

CULTO E SENTIDO RELIGIOSO;

RELIGIÃO E POLÍTICA;

ETC ...;

"liame que impede as coisas de se perderem no fluxo universal, é o Atlas poderoso e imortal que sustém todas as coisas para o melhor; o bem, isto é, o obrigatório, liga e contém tudo. Se as Formas são ser, o bem é a parte mais luminosa do ser, o melhor dos seres, ou ainda o que é perfeitamente ser, o que pode ser entendido ? seja como Ser na sua extensão total (o Universo inteligível e o Universo visível) seja como o Ser na sua acepção plena, o Ser por excelência (fórmula que opõe, conjuntamente, o ser das Formas ao devir das coisas sensíveis, e o Ser melhor ao ser derivado das Formas).

"Falar de movimentos e de progressão é, a não ser que fique em metáforas, supor um tempo, e um tempo estritamente metodológico ou, guardando o termo para sua etimologia, um tempo lógico. (...) O tempo necessário para escrever um livro e para lê-lo é medido, sem dúvida, pelos relógios, ritmado por eventos de todos os tipos, encurtado ou alongado por toda espécie de causas; a esse tempo, nem o autor nem o leitor escapam inteiramente, assim como aos outros dados (estudados pelos métodos genéticos) que condicionam a filosofia, mas não a constituem ..."

"O pensamento racional se estabelecerá num tempo total de não-vida, recusando o vital. Que a vida, por seu lado, desenvolva e traga suas necessidades, é, sem dúvida, uma fatalidade corporal. Mas isso não suprime a possibilidade de retirar-se do tempo vivido para encadear pensamentos numa ordem de uma nova temporalidade ... "

SAIBA MAIS...


Temos disponibilidade de outros volumes sobre o assunto e sobre o autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.