Pesquise neste Blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Narrativas e Memórias 1º Vol. Alvaro Astolpho da Silveira editora: Imprensa Official Belo Horizonte 1924 VEGETAÇÃO. FLORA. RECURSOS VEGETAIS. BRASIL. HISTORIA. contemporâneos Willian Ruhland Geraldo Kulman botânicos Hessel Hoene


Narrativas e Memórias 1º Vol.

Alvaro Astolpho da Silveira - Engenheiro chefe da Comissão Geográfica e
Geológica do estado de Minas.

editora: Imprensa Official Belo Horizonte

1924

livro em Brochura original, Bom estado de conservação, . : il., mapas dobrs. ; 22 cm,coda13-x6, Ilustrado, escasso, não perca, saiba mais ...

---------------

Álvaro Astolpho da Silveira nasceu em 1867, em Minas Gerais, na cidade de Passos, localizada na região sudoeste do Estado.

Fez seus preparatórios em Ouro Preto, a então capital da província de Minas Gerais. Formou-se em 1892 como engenheiro de minas pela Escola de Minas de Ouro Preto, cursando também engenharia civil na mesma escola. Faleceu em 1945.

Foi um cientista atuante num tempo — nem tão antigo e distante assim — em que o montante dos conhecimentos era bem menor que os atuais; em consequência, as ciências se dividiam em segmentos bem diferentes do que vemos hoje.

Ele não conheceu a divisão da engenharia e medicina em minúsculas especializações, em bloquetes que mal e pouco se comunicam.


Álvaro da Silveira era engenheiro e naturalista, com incursões nos ramos da geologia, topografia e botânica. Uma de suas especialidades virou relíquia: a corografia, ou chorographia, de acordo com a língua portuguesa do início do século 20, ainda mais complicada que a atual e cheia de letras inúteis.

Consistia em viagens em que o naturalista pesquisava a natureza e depois a descrevia em livros extensos, ou em relatos para platéias ávidas de conhecer o mundo ainda misterioso.

Viagens e descrições da natureza, de foco multidisciplinar, são obviamente anacrônicas se comparadas à metodologia atual, mas pioneiros geniais como ele foram os responsáveis pelo primeiro passo para a ocupação adequada de áreas e regiões desconhecidas ou mal conhecidas.

Mas outras informações encontráveis em sua biografia indicam que Álvaro da Silveira estava longe do estereótipo do cientista fechado sobre si e sobre seu trabalho, pois ocupou cargos públicos e teve uma participação fundamental na história da Academia Mineira de Letras, foi membro e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.




Obras:

Viagem pelo Brasil: notas e impressões colhidas na viagem do Sr. Dr. Affonso Penna (1906),
Flora das Serras Mineira (1908)
Flora e suas Serras (1908).
A arborização de Belo Horizonte (1914)
O algodoeiro em Minas Gerais (1916)
Consultor Agrícola (1917)
Floresta e Pecuária (1917)
Agricultura e Pecuária (1919).
Memórias corográficas (1921)
Fontes, Chuvas e Florestas (1923)
Narrativas e memórias (1924)
Geografia do Estado de Minas Gerais (1929)
Floralia motium (1931).






Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega. Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios. Todos os pedidos são enviados com seguro. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.