Pesquise neste Blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Senhora De Engenho Mario Sette Percy Lau Pernambuco História


Senhora De Engenho

Mario Sette


ilustrações de Percy Lau



Pernambuco História.  Editora: Melhoramento. Ano:     S/ N   Páginas: 192. 6ªed. Formato 12x17cm. Capa dura em tela editorial original.

Belas Ilustrações à bico de pena por Percy Lau.



Livro em bom estado de conservação, encadernado com capa dura original ,em perfeito estado, trabalhado artístico na lombada.


Regionalismo de primeira hora e até precursor dos grandes temas regionalistas.

Em Senhora de Engenho, o que temos é verdadeira defesa do modo de vida rural, um canto de exaltação aos velhos engenhos nordestinos. Seu protagonista, Nestor, filho de um senhor de engenho, desde muito jovem vai estudar no Recife e desenvolve uma forte recusa ao mundo rural.

Acaba convencendo o pai de que deve terminar o curso de direito no Rio de Janeiro, para onde vai e de onde não pretende voltar jamais. Depois de doze anos de permanência na capital, já percebendo o quanto se enganara, volta ao engenho para uma visita na ocasião das bodas de ouro dos pais e se integra rapidamente, tornando-se mesmo um exemplar administrador da propriedade.

Há, no entanto, um empecilho. Nestor havia se casado com uma moça do Rio, a quem repugna viver num fim de mundo como aquele. No entanto, depois de um parto complicado em que quase morre, ela finalmente percebe o quanto os prazeres da grande cidade são inúteis e desiste de voltar.


O livro se encerra com uma festa em que a d. Inacinha, mãe de Nestor, passa simbolicamente à nora o título de senhora de engenho, justificando, assim, o título do romance.


Como se vê, tudo se resolve com muita facilidade porque a vida tradicional dos engenhos é muito superior à vida decadente das cidades. Não é à toa que o jovem Gilberto Freyre irá tecer vários elogios ao livro e que Mário Sette acabe participando, poucos anos depois, do Congresso Regionalista do Recife.

'E de noitinha, as lâmpadas a álcool derramavam leitora claridade nas salas e nos pátios do engenho; fileiras de balõezinhos desciam da capela, labirintavam todo o cercado, multicormente. Tinham chegado convidados das localidades próximas, de Timbaúba, do Recife: os coronéis Roberto e Fabrônio, amigos velhos da família, o "seu Joca" do Correio, o doutor Castro e Silva, médico em Nazaré, o coletor federal José Várzea, o vigário de Carpina, o major Silvino Rego, cunhado de dona Inacinha, o padre Elisio, o doutor Ivan Sales, advogado em Caruaru, sobrinho do coronel Casusa e por quem Clarice se ruborizava...

Muitas senhoras, muitas moças, muitos rapazes, por todo os cantos, rodas onde se palestrava animadamente, os creados serviam cerveja e licores em grande bandejas volantes. As crianças, no pátio, cirandavam, de mãos dadas, as cabecinhas beijadas pela luz das lâmpadas, entoando." A moda da carraquinha É uma moda deliciosa: Depois do joelho em terra, Faz a gente ficar formosa... Clotilde sacode a saia Gustavo abre os teus braços Joãozinho tem dó de mim Lurdinha dá-me um abraço...


Depois era o "bota aqui o teu pezinho", ou o Ó ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar, Vamos dar a volta e meia, Volta e meia vamos dar... As crianças também participavam das noitadas, menos das conversas é claro mesmo porque só "gente grande" tinham trânsito livre. Os pastoris era outro divertimento que fazia parte da festa. "Uma orquestra afinada tocava as primeiras jornadas, requebrando-se as pastoras, na garridice dos trajes azuis e vermelhos, toada voluptuosa dos versos simples." Ó gentileza! Tão airosa e bela, Eu não só lírio, Nem também jasmim... Das pastorinhas Sou a mais querida, Sou a princesa Deste pastoril... "É sempre o azul ? berravam partidários, na quentura do entusiasmo, querendo a "contra-mestra", faceira mulatinha, se remexia."



Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega. Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios. Todos os pedidos são enviados com seguro. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.