Pesquise neste Blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prova de Rorschach: Elaboração do Psicograma Anibal Silveira 1985 modelo teórico psicologia psiquiatria psicanalise testes comportamentais psicológicos ets

Prova de Rorschach: Elaboração do Psicograma

Anibal Silveira


Ed Bras

1985

bom estado, capa dura original, escasso, não perca, saiba mais...

Reúne de modo admirável e coerente o resultado de 40 anos de experiência clínica e de construção teórica do psiquiatra e psicólogo Anibal Silveira, no que se refere ao psicodiagnóstico de Rorschach como instrumento de investigação científica à personalidade humana.

A prova de Rorschach e a importância da utilização de um modelo teórico de personalidade.


Apuração: artifícios por vezes necessárias.  Elaboração, passo decisivo.

Equílibrio de forças subjetivas.  "Sinais" psicodiagnósticos de disturbios psicógenos.   Ligação cognitiva com o ambiente.

Elaboração intríseca da realidade. Disposições conativas. Variante EA, "experiência atual", de Beck; 

Subordinação ao mundo externo. Níveis de expressão da afetividade.

Problemas especiais do psicograma. Senso do real e uso da lógica.








O modelo evolutivo e sistêmico da personalidade, proposto por Anibal Silveira, integra funções psíquicas relacionadas aos processos emocionais, cognitivos e motores. Quanto ao modelo científico, representa os fenômenos psicológicos universais, ou seja, relativos a um sujeito epistêmico.

O modo com que as variáveis estratégicas deste modelo se estruturam em sistemas dinâmicos, varia em cada indivíduo concreto, compondo a dinâmica da personalidade. Este modelo permite a análise dos diferentes níveis de processamento das experiências humanas e sua correlação com a atividade cerebral.

Neste caso, nos interessa destacar: o nível de percepção, em que a imagem mental, de ordem sintética é mais próxima aos estímulos externos e corresponde à noção imediata da experiência; o nível de elaboração, em que ocorre uma redução da imagem perceptual em função da interação mais ativa da memória, do pensamento e da emoção, em função do modo peculiar com que o individuo sente, interpreta e organiza suas experiências; e o nível de categorização, no qual a imagem é fixada como sinal ou símbolo passível de comunicação.


Diante das manchas do Rorschach, o indivíduo busca um significado, não unicamente devido às instruções da prova, se não também em função de uma tendência comum a todos os seres humanos, que se revela sempre que se confrontam com situações desconhecidas: o effort after meaning, segundo a expressão de Batlett. A necessidade de atribuir significado às experiências.         

O fato inesperado, a situação ambígua ou nova, desperta afetivamente nosso interesse e mobiliza nossos recursos subjetivos, que passam a orientar e influenciar a constituição do nosso saber o qual, por sua vez, irá retroagir  na dinâmica da personalidade.         

As manchas de Rorschach propiciam esta experiência: representam situações ambíguas, mas estruturadas. As propriedades dos estímulos e a distribuição das áreas, em cada prancha, obedecem a condições estruturais particulares e a um ritmo espacial indispensável à atribuição de possíveis significados.         


Durante a prova, o examinando é impactado por determinadas propriedades das manchas, provocando-lhe uma impressão inicial. Ao mesmo tempo em que fixa o olhar em uma determinada área, busca informações nas áreas vizinhas. Porém, influenciado pela impressão inicial, o examinando elabora hipóteses interpretativas, que serão críticas e decisivas para confirmar ou rejeitar a primeira imagem que lhe veio à mente.






Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega. Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios. Todos os pedidos são enviados com seguro. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.