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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

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Prova de Rorschach: Elaboração do Psicograma

Anibal Silveira


Ed Bras

1985

bom estado, capa dura original, escasso, não perca, saiba mais...

Reúne de modo admirável e coerente o resultado de 40 anos de experiência clínica e de construção teórica do psiquiatra e psicólogo Anibal Silveira, no que se refere ao psicodiagnóstico de Rorschach como instrumento de investigação científica à personalidade humana.

A prova de Rorschach e a importância da utilização de um modelo teórico de personalidade.


Apuração: artifícios por vezes necessárias.  Elaboração, passo decisivo.

Equílibrio de forças subjetivas.  "Sinais" psicodiagnósticos de disturbios psicógenos.   Ligação cognitiva com o ambiente.

Elaboração intríseca da realidade. Disposições conativas. Variante EA, "experiência atual", de Beck; 

Subordinação ao mundo externo. Níveis de expressão da afetividade.

Problemas especiais do psicograma. Senso do real e uso da lógica.








O modelo evolutivo e sistêmico da personalidade, proposto por Anibal Silveira, integra funções psíquicas relacionadas aos processos emocionais, cognitivos e motores. Quanto ao modelo científico, representa os fenômenos psicológicos universais, ou seja, relativos a um sujeito epistêmico.

O modo com que as variáveis estratégicas deste modelo se estruturam em sistemas dinâmicos, varia em cada indivíduo concreto, compondo a dinâmica da personalidade. Este modelo permite a análise dos diferentes níveis de processamento das experiências humanas e sua correlação com a atividade cerebral.

Neste caso, nos interessa destacar: o nível de percepção, em que a imagem mental, de ordem sintética é mais próxima aos estímulos externos e corresponde à noção imediata da experiência; o nível de elaboração, em que ocorre uma redução da imagem perceptual em função da interação mais ativa da memória, do pensamento e da emoção, em função do modo peculiar com que o individuo sente, interpreta e organiza suas experiências; e o nível de categorização, no qual a imagem é fixada como sinal ou símbolo passível de comunicação.


Diante das manchas do Rorschach, o indivíduo busca um significado, não unicamente devido às instruções da prova, se não também em função de uma tendência comum a todos os seres humanos, que se revela sempre que se confrontam com situações desconhecidas: o effort after meaning, segundo a expressão de Batlett. A necessidade de atribuir significado às experiências.         

O fato inesperado, a situação ambígua ou nova, desperta afetivamente nosso interesse e mobiliza nossos recursos subjetivos, que passam a orientar e influenciar a constituição do nosso saber o qual, por sua vez, irá retroagir  na dinâmica da personalidade.         

As manchas de Rorschach propiciam esta experiência: representam situações ambíguas, mas estruturadas. As propriedades dos estímulos e a distribuição das áreas, em cada prancha, obedecem a condições estruturais particulares e a um ritmo espacial indispensável à atribuição de possíveis significados.         


Durante a prova, o examinando é impactado por determinadas propriedades das manchas, provocando-lhe uma impressão inicial. Ao mesmo tempo em que fixa o olhar em uma determinada área, busca informações nas áreas vizinhas. Porém, influenciado pela impressão inicial, o examinando elabora hipóteses interpretativas, que serão críticas e decisivas para confirmar ou rejeitar a primeira imagem que lhe veio à mente.






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