Pesquise neste Blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Manifesto da Transdisciplinaridade - Basarab Nicolescu - Jean Piaget, Edgar Morin e Eric Jantsch



O Manifesto da Transdisciplinaridade

Basarab Nicolescu

Triom- USP - E. Futuro

2001



Livro em bom estado, 166 pg. brochura original, escasso, não perca, saiba mais...

A primeira obra sintética sobre esta nova abordagem científica, cultural, espiritual e social, que visa a compreensão do mundo presente para a qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento.


A revolução quântica poderia mudar radical e definitivamente nossa visão do mundo. E, no entanto, desde o começo do século XX nada aconteceu.

Os massacres dos homens pêlos homens aumentam sem cessar.

A antiga visão continua senhora deste mundo. De onde vem esta cegueira? De onde vem este desejo perpétuo de fazer o novo com o antigo?

A novidade irredutível da visão quântica continua pertencendo a uma pequena elite de cientistas de ponta.

A dificuldade de transmissão de uma nova linguagem hermética — a linguagem matemática — é, sem dúvida, um obstáculo considerável; porém não intransponível.

De onde vem este desprezo pela Natureza, que se pretende, sem nenhum argumento sério, muda e impotente no plano do sentido de nossa vida?


O livro escrito por Basarab Nicolescu continua sendo uma obra de referência no que diz respeito aos malefícios produzidos pela fragmentação do conhecimento e as tragédias geradas pela “tecnociência”.

Detentor de uma refinada sensibilidade frente aos múltiplos desafios existentes na contemporaneidade, o físico romeno Basarab Nicolescu, fundador e presidente do Centro Internacional de Pesquisas Transdisciplinares (CIRET), relaciona o surgimento do termo transdisciplinaridade aos trabalhos dos
intelectuais Jean Piaget, Edgar Morin e Eric Jantsch que, na segunda metade do século passado, apostaram na possibilidade da transgressão das fronteiras
impostas pelas disciplinas acadêmicas.


Refletindo sobre a necessidade de urgentes mudanças epistemológicas e societais no mundo atual, por considerar que “amanhã poderá ser tarde demais”, o autor desse oportuno manifesto avalia inicialmente o significado de duas importantes revoluções que aconteceram no século XX: a revolução quântica e a revolução informática. Para ele, a revolução quântica, infelizmente, ficou limitada a uma elite de cientistas, enquanto que a revolução informática, que deveria resultar na liberação do tempo e na partilha do conhecimento, transformou-se num ícone do mundo mercantilizado.



Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto. Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta. Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática. Envio em até 24 horas após a confirmação de pagamento com confirmação via e-mail e número de postagem para acompanhamento da entrega. Toda postagem pode ser rastreada pelo site dos Correios. Todos os pedidos são enviados com seguro. CASO HAJA INTERESSE NESSE LIVRO OU EM NOSSO SERVIÇO, ENVIE UM E-MAIL PARA philolibrorum@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.