Esta Página visa contribuir, com a localização de livros escassos, aos estudiosos das diversas ciências e áreas de estudo, aos apreciadores de livros, aos amantes do hobbie da leitura. Sobretudo as publicações que já estão fora de comércio, antigas, esgotadas. Vendemos também sob encomendas.. Contacte-nos: philolibrorum@yahoo.com.br
Pesquise neste Blog
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
A Idéia de Natureza R G Collingwood filosofia moderna pos-moderna hegel descartes etc
A Idéia de Natureza
R G Collingwood
editora: Presença
descrição: Bom estado; 256p.
A Ideia de História - R. G. Collingwood
Este livro foi originalmente publicado após a morte do autor, em 1946, depois de ter sido composto a partir dos manuscritos deixados por Collingwood.
O seu espólio ainda permanece incompleto, uma vez que muitos documentos encontram-se hoje irremediavelmente perdidos.
Examina como a ideia de história tem evoluido desde o tempo de Heródoto até ao século XX, no qual Collingwood partilha com o leitor a sua própria perspectiva sobre o que de fato é a História.
Principiando pela análise das concepções teocráticas e mitológicas dos alvores da História, Collingwood oferece-nos em seguida um estudo rigoroso dos fundamentos da historiografia grega, romana, medieval, renascentista, iluminista, romântica e da história científica dos nossos dias.
Foi justamente o historiador R. G. Collingwood, em cuja Idéia da Natureza mostrou em que medida a concepção hegeliana se constitui como a transição ou o ponto de passagem da concepção moderna – meramente mecanicista – à contemporânea, fundamentalmente orgânica, da Natureza30. Vale dizer, de uma concepção fundada basicamente na Física empírica moderna,
"O mundo da natureza era não só vivo como inteligente: não só um vasto animal dotado de “alma”, ou vida própria, mas também animal racional, com “mente” própria."
"A idéia comum a todos estes pensadores foi de que a matéria era uma coisa e o espírito outra, e de que ambas provinham, fosse de que maneira fosse, de Deus, que era a sua origem. Deus como origem de todas as coisas era concebido como trabalhando (digamos assim) em duas direções ao mesmo tempo: numa direção criava o mundo da natureza ou matéria; noutra direção criava o espírito humano e toda a espécie de espíritos que existissem para além deste."
Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.
Temos disponibilidade de outros volumes sobre o mesmo assunto.
philolibrorum@yahoo.com.br
Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.
Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá,
ResponderExcluirPreciso de um exemplar desta obra. Como devo proceder para comprar?
Att.
Ana Tereza