Pesquise neste Blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Idéia de Natureza R G Collingwood filosofia moderna pos-moderna hegel descartes etc



A Idéia de Natureza

R G Collingwood

editora: Presença

descrição: Bom estado; 256p.


A Ideia de História - R. G. Collingwood

Este livro foi originalmente publicado após a morte do autor, em 1946, depois de ter sido composto a partir dos manuscritos deixados por Collingwood.

O seu espólio ainda permanece incompleto, uma vez que muitos documentos encontram-se hoje irremediavelmente perdidos.

Examina como a ideia de história tem evoluido desde o tempo de Heródoto até ao século XX, no qual Collingwood partilha com o leitor a sua própria perspectiva sobre o que de fato é a História.

Principiando pela análise das concepções teocráticas e mitológicas dos alvores da História, Collingwood oferece-nos em seguida um estudo rigoroso dos fundamentos da historiografia grega, romana, medieval, renascentista, iluminista, romântica e da história científica dos nossos dias.

Foi justamente o historiador R. G. Collingwood, em cuja Idéia da Natureza mostrou em que medida a concepção hegeliana se constitui como a transição ou o ponto de passagem da concepção moderna – meramente mecanicista – à contemporânea, fundamentalmente orgânica, da Natureza30. Vale dizer, de uma concepção fundada basicamente na Física empírica moderna,


"O mundo da natureza era não só vivo como inteligente: não só um vasto animal dotado de “alma”, ou vida própria, mas também animal racional, com “mente” própria."

"A idéia comum a todos estes pensadores foi de que a matéria era uma coisa e o espírito outra, e de que ambas provinham, fosse de que maneira fosse, de Deus, que era a sua origem. Deus como origem de todas as coisas era concebido como trabalhando (digamos assim) em duas direções ao mesmo tempo: numa direção criava o mundo da natureza ou matéria; noutra direção criava o espírito humano e toda a espécie de espíritos que existissem para além deste."



Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.


Temos disponibilidade de outros volumes sobre o mesmo assunto.

philolibrorum@yahoo.com.br

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Um comentário:

  1. Olá,
    Preciso de um exemplar desta obra. Como devo proceder para comprar?
    Att.
    Ana Tereza

    ResponderExcluir

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.