Pesquise neste Blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Enio R. Mueller Teologia Cristã em poucas palavras EST & Teologica 2005 Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.




Enio R. Mueller

Teologia Cristã em poucas palavras

EST & Teologica

2005

Livro em bom estado de conservação, brochura com capa original.


O propósito deste livro é ser uma pequena introdução à teologia cristã. Tem um capítulo para cada uma das divisões clássicas da Teologia Sistemática. Tentei me concentrar naquilo que, a meu ver, é fundamental e mais necessário.

Os três textos aqui reunidos foram originalmente preparados para ocasiões bem concretas e específicas, e posteriormente retrabalhados numa perspectiva de conjunto. No processo, perderam também parte de seus contornos intraeclesiais, assumindo um horizonte de ecumenicidade a partir do fundamento comum do evangelho.

É sempre um risco para a teologia, se perder nos meandros de uma multidão de detalhes e obscurecer a percepção do que é realmente essencial. Por isso, vale a pena fazer o exercício de tentar captar este essencial e dizê-lo em poucas palavras.

Enio R. Mueller

Elaborar teologia ainda hoje, em pleno século 21, é tarefa inacabada. Apesar de o termo teologia muitas vezes evocar a dogmática, na verdade a elaboração teológica busca novos caminhos de expressão. Sua maior necessidade é a relevância e a contemporaneidade.

Neste opúsculo, Teologia Cristã em Poucas Palavras, o autor elabora um projeto admirável por sua profundidade e, ao mesmo tempo, conciliatório de diversos enfoques teológicos. Consciente da dependência histórica da escolástica de grande parte da teologia evangélica e católica, o autor, Enio Mueller, procura afastar-se de tal aprisionamento sistemático.

Sua elaboração criativa busca raízes na teologia bíblica, interage com o existencialismo de Paul Tillich e utiliza-se também de enfoques libertários. Ao mesmo tempo, Mueller foge de um pragmatismo meramente ortoprático e estabelece uma ponte histórico-hermenêutica com o cristocentrismo luterano clássico. A sugestão é que Was Christum treibet deve ser fio condutor de uma leitura bíblica adequada.

Se pudermos definir a proposta teológica criativa aqui esboçada, diremos que se trata de uma ortodopodia agápica, que traduzida em miúdas, seria uma caminhada marcada pelo amor. A idéia é construir uma teologia que não se fundamente em categorias sistemáticas helênicas, nem caia numa pragmática historicista, mas sim em categorias bíblico-existenciais.

Verdade está portanto mais próximo de coerência de vida conduzida pelo amor, do que de definições cognitivas. Por isso o autor dará uma atenção definida à ética.
A publicação de uma obra como esta tem grande importância em nossos dias. Em primeiro lugar, escancara-se a necessidade de uma elaboração teológica que enfrente todas as questões epistemológicas e hermenêuticas com coerência e equilíbrio, sem ser meramente repetitiva.

Além disso, a necessidade de uma devida interação entre o enfoque biblista e filosófico ainda tem um vasto campo pela frente. Por fim, uma elaboração teológica adequada deve interagir com a realidade brasileira de fato. Geralmente temos reflexos tardios de perspectivas americanas e européias, fortemente condicionadas a modelos filosóficos sepultados e moribundos.

Cremos que Teologia Cristã em Poucas Palavras pode ser uma semente poderosa que provoque questionamentos, reflexão, dúvidas e suficiente dinamismo teológico para que se construa uma teologia profunda, coerente, bíblica e que produza impacto no cenário nacional.

Luiz Sayão
Professor da Área Bíblica do Seminário Servo de Cristo,
e da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
Professor Visitante do Gordon-Conwell Theological Seminary em Boston.
Coordenador de Tradução da Nova Versão Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.