Pesquise neste Blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Manoel de Abreu - Poesias Substância, livro de poemas ilustrado por Di Cavalcanti - 510 exemplades, numerado...

Substancia

Manoel de Abreu ; poemas ilustrados por Di Cavalcanti.


S. Paulo-Editora Ltda.,

1928

221 pages



Substância, livro de poemas ilustrado por Di Cavalcanti - 510 exemplades, numerado, 1928,

Desenhos de Di cavalcanti. tiragem especial e limitada, exemplar numerado, brochura, ilustrações. Livro em bom estado de conservação, brochura original,coda14-x8,escasso, não perca, saiba mais...



---------------

Dr. Manoel (Dias) de Abreu


Caso lhe perguntem quem foi Manoel de Abreu, é bem provável que este nome seja imediatamente associado ao inventor da abreugrafia. Quem poderia ignorar isto?

Estamos falando de Manoel Dias de Abreu, nascido em 4 de janeiro de 1892, médico que estudou em Paris, percorreu boulevards e escreveu, entre outros, Substância, livro de poemas ilustrado por Di Cavalcanti, e Meditações, com ilustrações de Portinari.


Assim se refere a nada desconhecida Revista de Antropofagia em seu número de Setembro de 1928:

UM POETA. - MANUEL DE ABREU


Substância. 1928

Uma das poesias podia dar o .título ao livro:'Are you ready? Porque Substância é um jogo de tenis entre autor e leitor. As bolas vêm violentamente, sem parar, num bate-pula danado. Nem
tempo para respirar a gente tem. Tudo é mais ou menos deste geito:

Sinto em mim uma Cidade
jardins
lirismo da minha
raça os arranha-céus da ilusão
piscam.
na via-láctea das vidraças
arrabaldes
debalde!

E tomem bola.

Nesse fogo e nesse arrojo não é difícil descobrir talento e sensibilidade. A poesia de Manuel de Abreu não possue colorido brasileiro algum. É internacional. Europa talvez seja mais certo. Cousa que hoje em dia e entre nós constitue originalidade. E quem sabe qualidade. Porque afinal de contas sempre é melhor tomar um expresso-internacional do que o mixto de São Pedro do Cariri. Leva onde se queira. Inclusive a própria terra em que a gente nasceu.

Um comentário:

  1. Olá, estava procurando esse livro (Substância, de Manoel de Abreu). Entrei no endereço do Mercado Livre e não o vi lá. Saberia onde eu posso encontrá-lo?
    abs, Patricia (deinhapaula@gmail.com)

    ResponderExcluir