Pesquise neste Blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TURKLE, Sherry, O segundo Eu: Os computadores e o espírito humano. ecrã games ciberespaço virtual computadores filosofia matrix etc



TURKLE, Sherry,

O segundo Eu: Os computadores e o espírito humano.


Trad. de Manuela Madureira,

Lisboa, Presença,

1989

Livro em bom estado de conservação, brochura original,escasso, não perca, saiba mais .... coda1-8-x, psicologia, etc.


Este é um livro original e importante que se debrtuça sobre o processo de génese de uma nova cultura, a emergente « cultura do computador».


O rápido desenvolvimento da Internet e das tecnologias da informação tem vindo a demonstrar a necessidade de análise do efeito dessa interactividade e rede, associada à construção da realidade virtual e da simulação, sobre o sujeito moderno. Se, como já referiu Benjamin, o cinema revela já um "inconsciente óptico" da percepção humana, então, as novas tecnologias interactivas e da rede (imagem, som e escrita) recriam o "inconsciente carnal" num interespaço entre corpo e sujeito com base nas (inter)ligações complexas que redimensionam as problemáticas da Identidade/Diferença, Presença/Ausência, Real/Virtual, etc.


O computador tornou-se assim, "um companheiro que não faz exigências emocionais", pois com ele "Pode ser-se solitário sem nunca estar só.". Há uma necessidade de ligação emocional a uma ferramenta tecnológica aparentemente sem vida, mas que está presente em todo o lado...


--------------


Bibliografia de outros livros sobre o assunto, que poderemos conseguir, caso haja interesse contacte a disponibilidade:

philolibrorum@yahoo.com.br


Trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Temos disponibilidade de outros volumes sobre o mesmo assunto.

philolibrorum@yahoo.com.br

Temos condição de conseguir muitos outros títulos sobre o assunto.
Diga-nos quais você precisa e lhe daremos a resposta.

Temos um vasto acervo sobre essa bibliografia temática.

Um comentário:

Olá, envie seu comentário para philolibrorum@yahoo.com.br responderemos o mais breve possível.